Meio ambiente é foco de ações na FCT/Unesp

Programação é voltada para escolas públicas e particulares, dos ensinos fundamental e médio, como também para os interessados em geral

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 10/06/2015
Horário 08:33
 

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente e promover propostas de interação com a comunidade, a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, promove um evento que reúne sete setores voltados a atividades e apresentações relacionadas à importância da preservação, bem como os impactos causados ao meio ambiente quando agredido e/ou desmatado. Toda a ação está voltada para a participação de escolas públicas e particulares, dos ensinos fundamental e médio, como também para os interessados em geral. As visitas ocorrem até sexta-feira, com agendamento prévio. A Semana do Meio Ambiente ocorre no Cemaarq (Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia).

Jornal O Imparcial Programação especial focada no meio ambiente segue até sexta-feira na FCT/Unesp

Os alunos poderão visitar o acervo do Cemaarq, conhecer todas as questões indígenas e a relação com o meio ambiente, além de passarem pelos setores específicos, a exemplo do Show da Química promovido pelo Grupo Trupe Quimiatividade. Nesta estação, ocorrem apresentações no sentido de divulgar a ciência química e despertar o interesse pela disciplina, bem como relacioná-la com o meio ambiente. O integrante da Trupe Quimiatividade, André Olean Oliveira, revela que são apresentados experimentos com roupagem divertida e de interação entre os alunos.

Além disso, o grupo ressalta a importância da preservação do meio ambiente para a sociedade, como a chuva ácida que ocorre em decorrência da poluição que está na atmosfera. "Nosso intuito principal é promover a interação com os visitantes e desmistificar esse receio quanto à disciplina, pois através da forma interativa, podemos abordar temas que ressaltam experimentos focados na temática da Semana do Meio Ambiente".

Já os mestrandos em Geografia apresentarão, de forma didática, o ensino do solo, bem como o processo de formação e conservação. As exposições destacarão a necessidade da preservação para gerações futuras que dependem dos frutos oriundos do solo, a exemplo da produção de alimentos e os recursos hídricos, como a subsistência das populações e o processo de assoreamento dos rios. "Usaremos maquetes e rochas para ensinar a formação do solo, para que, assim, entendam a preservação como necessidade de um bem para gerações futuras. Quando preservado, impacta diretamente na economia de diversas famílias que dependem da alimentação que vem do solo", explica o mestrando Afonso Valente Júnior.

Já a professora do curso de Geografia, Isabel Cristina Moroz, menciona que na estação de geologia, geomorfologia e recursos hídricos, serão apresentados o contexto geológico de formação da bacia sedimentar do Paraná e a importância no contexto da história geológica da Terra. Além disso, ocorrerá exposição de fósseis que foram localizados na região de Presidente Prudente e o simulador de orogênese – que demonstra a formação de montanhas quando ocorrem choques das placas tectônicas.

Outras estações ressaltarão a importância do meio ambiente como um todo, como na meteorológica, onde ocorre a explicação sobre rios voadores e a abordagem sobre a influência da Amazônia no clima brasileiro – focando a circulação atmosférica na América do Sul.

 

SERVIÇO

COMO PARTICIPAR

O telefone para contato para o agendamento das visitas é 3229-5327, sendo necessário contato com Adriana. O evento ocorre até sexta-feira, dia 12 de junho, sendo os horários disponíveis para visitação das 8h às 17h.
Publicidade

Veja também