"Memória Educacional” faz resgate das experiências pedagógicas em Prudente

A obra, que conta com 13 capítulos, foi escrita por vários professores, mestres e doutores que atuaram ou ainda atuam no município, e é voltada para o público que tenha interesse no assunto e, especialmente, aos inúmeros educadores

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 09/11/2016
Horário 13:55
 

A "Memória Educacional" é tema do livro que será lançado na noite de quinta-feira, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. A obra, que conta com 13 capítulos, foi escrita por vários professores, mestre e doutores que atuaram ou ainda atuam no município. De acordo com um deles, a doutora Lúcia Ferri, o evento aberto ao público inicia às 20h. "Trata-se de um resgate das experiências pedagógicas e das histórias da Educação nas principais unidades de ensino existentes na cidade. A obra, que vem pela Paco Editorial, é voltada para o público que tenha interesse no assunto e, especialmente, aos educadores", expõe a educadora.

Conforme ela, uma ferramenta fundamental para as pesquisas, levantamento de dados e interpretação dos mesmos em vários capítulos foi O Imparcial, por meio de seus arquivos.

Jornal O Imparcial Conhecida como IE, Fernando Costa é uma das escolas citadas em obra a ser lançada

Colégio São Paulo, Fernando Costa (antigo IE), Adolpho Arruda Mello (atualmente Etec – Escola Técnica Estadual) Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) são algumas das unidades citadas no livro que traz depoimentos de professores que já faleceram, a história de vida de Ruth Campos, entre outros. Saudosismo de épocas passadas!

Lúcia, que se aposentou após 52 anos de magistério, já foi professora de Unesp (Universidade Estadual Paulista), oferceu seus conhecimentos educacionais também na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). "Sempre tivemos rupturas nas políticas de Educação, dificuldades de insatalações, material, relacionados a parte didatica pedagógica, mas as gratificações são inúmeras. Ver empresários de sucesso formados por nós, outros titulados mestres, doutores, nos enche de orgulho. Todos que estão no livro tiveram ou ainda têm atuação. Uma em especial é nossa querida Helena Barros que sempre esteve conosco, inclusive como professora de alguns!", exclama Lúcia Ferri.

 

Resumo da obra

Segundo Lúcia Ferri, na sinopse do livro se tem uma ideia da riqueza do material para a memória educacional da cidade: "A obra apresenta relevância para além das fronteiras de seu tempo histórico e espaço geográfico. Por meio de pesquisas de histórias de vida, memórias e recordações pessoais é relatado o funcionamento das escolas, suas práticas pedagógicas e festivas. É significativo conhecer e preservar a memória em especial no campo da educação, onde o saber teórico precisa vir acompanhado da prática. De modo semelhante, o saber da experiência dos que nos precederam no trabalho educativo é um complemento ao saber de nossa própria experiência. A educação e o ensino apresentados deixaram suas marcas de continuidade na condição presente. Os educadores de qualquer tempo histórico trabalham em função do projeto do ser adulto, plenamente humano, que cada criança, jovem tem o potencial de se tornar. (professor José Camilo dos Santos Filho – Unicamp-SP/Brasil)

"MEMÓRIA EDUCACIONAL"

Capítulo 1: Memória: uma das dimensões na construção da identidade pessoal e profissional de docentes de Presidente Prudente, autoras: Helena Faria de Barros, Lúcia Ferri e Tereza Scheide.

Capítulo 2: Memória Educacional de Presidente Prudente: os primeiros estabelecimentos de ensino e os primeiros professores, autoras: Helena Faria de Barros, Ivone Schimidt e Lúcia Ferri.

Capítulo 3: Memória Educacional de Presidente Prudente: o projeto "O Museu e a Criança" 1981 a 1983, autoras: Lúcia Ferri, Alba Lucena, Tereza Scheide, Helena Faria Barros.

Capítulo 4: A importância do curso de aperfeiçoamento do Instituto de Educação de Presidente Prudente na formação dos professores (1953-1976), autoras: Helena Faria de Barros, Lúcia Ferri e Tereza Scheide.

Capítulo 5: A Educação Profissionalizante no município de Presidente Prudente e o Empreendedorismo: as memórias dos atores sociais, autor: Ivan Márcio Gitahy.

Capítulo 6: Presidente Prudente e as experiências da educação formal: no ginásio "pluricurricular", autor José Roberto Fernandes Castilho.

Capítulo 7: Reminiscência escolar, autor: Benjamin Rezende.

Capítulo 8: Da Educação de Presidente Prudente para outras realidades… Uma trajetória de vida, autora: Maria do Rosario Cerávolo Laguna.

Capítulo 9: Retrospectiva histórica da disciplina Educação Física no Oeste Paulista, autora: Aparecida Sueli Foglia Oikawa.

Capítulo 10: Depoimentos, autor: Benedito Parreira Filho.

Capítulo 11: Cultura, memória e Arte, autores: Arilda Inês Miranda e Wagner Aparecido Caetano.

Capítulo 12: Breve histórico de Presidente Prudente: ano 2000, autor: Ademir Rodrigues.

Capítulo 13: Senac Presidente Prudente, autora: Gislaine de Oliveira Prodomo Costa.

 
Publicidade

Veja também