Menino prodígio de Prudente vai competir na Ásia após conquistar medalhas internacionais em matemática

Miguel Rosa dos Santos, de 10 anos, soma mais de 100 medalhas em olimpíadas científicas e terá viagem patrocinada pelo Sesi para representar o Brasil em desafio internacional em Cingapura

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 07/05/2025
Horário 07:10
Foto: Arquivo pessoal
Miguel completou 10 anos no dia 25 de março e já se destaca como uma promessa brasileiras no campo das ciências exatas
Miguel completou 10 anos no dia 25 de março e já se destaca como uma promessa brasileiras no campo das ciências exatas

O talento na área de ciências exatas do menino prudentino Miguel Rosa dos Santos, de apenas 10 anos, segue rompendo fronteiras. Reconhecido como uma criança prodígio, o garoto conquistou recentemente uma medalha de prata nas Olimpíadas de Matemática da Tailândia, a Timo (Thailand International Mathematics Olympiad), e um ouro em Cingapura, na Sasmo (Singapore and Asian Schools Math Olympiad), ambas competições voltadas ao raciocínio lógico e conceituadas no leste asiático.

Agora, Miguel se prepara para um novo desafio: representar o Brasil na final internacional da Simoc (Singapore International Math Olympiad Challenge), que acontecerá de 5 a 9 de julho de 2025, em Cingapura. O garoto, que é estudante bolsista integral do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Presidente Prudente, terá a viagem patrocinada pela própria instituição.

“É uma emoção enorme vê-lo brilhar assim”, iniciou Josiane Luzia Mendonça dos Santos, mãe de Miguel, em entrevista a O Imparcial. “A medalha de prata na Timo Global e o ouro na Sasmo foram conquistas incríveis para ele. Para chegar à etapa mundial da Timo, ele precisou primeiro conquistar o ouro na seletiva brasileira, o que já foi uma vitória gigante. E, graças ao apoio generoso do deputado federal Fernando Marangoni [União], que patrocinou a inscrição, ele pôde competir e brilhar entre os melhores do mundo”.

Com raciocínio lógico afiado e amor declarado pela matemática, Miguel já acumula impressionantes 117 medalhas em olimpíadas científicas e do conhecimento, sendo mais de 20 internacionais, a maioria delas de ouro, indica a mãe do garoto. A trajetória começou como uma forma de suprir suas necessidades intelectuais além do conteúdo escolar. “Ele participava apenas de olimpíadas nacionais, mas com o excelente desempenho e o incentivo do projeto Sócios-Mirins Aeita [Associação dos Engenheiros do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica], passou a competir também nas internacionais”, explica a mãe.

Segundo Josiane, a mudança do filho da Escola Municipal José Carlos João para o Sesi, em março deste ano, foi mais um passo importante na jornada de Miguel e de sua família. “Ele está muito feliz com a escola, ama o FabLab e se adaptou super-rápido. O Sesi tem sido um grande apoio, tanto no ensino quanto na preparação para as competições”, relata. Ela indica que a confirmação do patrocínio para a viagem à Cingapura foi feita diretamente pelo gerente regional do Sesi, Sidnei Junqueira.  

Miguel completou 10 anos no dia 25 de março e já se destaca como uma promessa brasileiras no campo das ciências exatas. A perspicácia e inteligência do menino nas exatas foi tema de outras matérias de O Imparcial. Em março, esta tribuna noticiou que Miguel havia conquistado o ouro na Copernicus Math Olympiad e na Singapore Math Global Finals. 

Publicidade

Veja também