Mês é de festas... E de cuidados redobrados com acidentes!

EDITORIAL -

Data 17/06/2023
Horário 04:15

O inverno está chegando e, com ele, as tradicionais festas juninas que, além de promover alegria e muita dança, homenageia os três santos populares: Santo Antonio, no dia 13; São João, no dia 24; e São Pedro, no dia 29. 
Em Pirapozinho, após três anos de interrupção, devido à pandemia da     Covid, a 32ª edição da Fejupi está de volta e deve agitar a cidade na próxima semana. Além das deliciosas comidas típicas, parque de diversões e shows musicais todas as noites, quem comparecer ao local no sábado, dia 24, prestigiará a queima de uma das maiores fogueiras do país, com cerca de 40 metros de altura, acompanhada do grandioso show pirotécnico, que encanta multidões.
Diversas outras cidades da região também preparam seus festejos. Embora seja um período de alegria nas escolas, clubes e entidades que mantêm a tradição, também é tempo de cuidados redobrados com acidentes. Nesta época do ano, cresce o número de casos de queimaduras, sobretudo entre crianças. Acidentes com fogueiras, balões e fogos de artifício são extremamente comuns nesta época.
Todo cuidado é pouco para que a festa - tão celebrada e aguardada nos quatro cantos do país - seja realmente algo divertido e prazeroso, e não termine em tragédia. No caso dos fogos de artifício, por exemplo, escolha o local ideial para a queima: aberto, com isolamento de área, sem vegetação espessa por perto e longe de prédios e da rede de eletrecidade. Os produtos devem ser comprados em estabelecimentos com credibilidade e orientações corretas quanto ao uso. Os danos mais comuns, além de incêndios em grandes proporcções, são queimaduras, dilascerações, aputações de dedos e lesões auditivas ou no globo ocular e podem ser causados não apenas por rojões, mas também por bombas menores usadas pelas crianças, como os famosos estalinhos.
Outro perigo são as fogueiras próximas à rede de energia. O calor em excesso das chamas pode danificar cabos e estruturas, causando curto-circuito e a interrupção no fornecimento de energia. Já com relação às bandeirinhas coloridas nas ruas, elas devem ficar distantes da fiação. Estruturas metálicas devem estar devidamente aterradas e ligações provisórias solicitadas à Energisa.  Não solte balões. Além de ser perigoso, é crime. Eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações. 
Seguindo essas dicas, você poderá se divertir com segurança e responsabilidade! Opções não faltam! Coloque seu chapéu, entre no clima e aproveite!
 

Publicidade

Veja também