Mesmo com chuvas, adesão ao Dia do Desafio é alta

Em Presidente Venceslau, que competiu com o município de Assaré, no Ceará, um trio elétrico percorreu as ruas da cidade com músicas e animação, com o objetivo de incentivar que as pessoas interrompam suas atividades cotidianas e pratiquem qualquer tipo de exercício físico.

Esportes - Jean Ramalho

Data 31/05/2013
Horário 08:10
As fortes chuvas que caíram sobre a região durante todo o dia de anteontem não foram suficientes para desanimar os adeptos das práticas esportivas durante a 19ª edição do Dia do Desafio, realizado simultaneamente em 52 municípios da 10ª Região Administrativa (RA) do Estado de São Paulo, além de Paraguaçu Paulista, Quatá e João Ramalho, que não integram a 10ª RA, mas onde O Imparcial circula regularmente. O evento é coordenado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) no Continente Americano desde o ano 2000 e contou com a participação de 64 cidades que abrangem a área de atendimento do Sesc Thermas de Presidente Prudente, além de São João do Pau d’Alho na modalidade de autodesafio.

No Sesc Thermas, as atividades ocorreram em dois períodos, das 9h às 11h e das 14h às 16h30, e contaram com a presença da atleta da seleção brasileira de handebol Amanda Caetano, dos ex-jogadores de futebol Pepe, que atuou entre 1954 e 1969 pelo Santos, onde é o segundo maior artilheiro, com 405 gols, apenas atrás de Pelé, que contabiliza 1091 marcados pelo Peixe; e Luizão, que teve passagens por Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos e é o maior artilheiro brasileiro da Copa Libertadores da América, com 29 gols. Além desses, a unidade recebeu ainda os técnicos de atletismo Adauto Domingues e Nélio Moura, além da capitã da seleção brasileira de vôlei, Fabiana Claudino, a Fabizona, que desenvolveram diversas vivências com o público.

Em Presidente Venceslau, que competiu com o município de Assaré, no Ceará, um trio elétrico percorreu as ruas da cidade com músicas e animação, com o objetivo de incentivar que as pessoas interrompam suas atividades cotidianas e pratiquem qualquer tipo de exercício físico. Além disso, os funcionários do Paço Municipal realizaram atividades por 15 minutos. Segundo nota da assessoria de imprensa do município, o trabalho resultou na participação de 15.263 mil pessoas, ou seja, 40,25% da população da cidade.

 

Mais atividades

Ante a cidade de Tabio na Colômbia, Pirapozinho iniciou sua programação a partir das 7h, com atividades no distrito de Itororó do Paranapanema, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e na praça da Igreja São João Batista, com integrantes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e de escolas municipais. Ainda em Pirapozinho, o Terra Parque Eco Resort reuniu seus funcionários para realizar atividades físicas por 20 minutos.

Em Prudente, que encarou a cidade de Girardot, também na Colômbia, as ações tiveram início também às 7h e seguiram até às 22h. As atividades foram concentradas no Parque de Uso Múltiplo (PUM), com disputas de bocha, basquete, futsal, ginástica artística, entre outras. Na Praça da Juventude Francisco Vinha, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, os prudentinos tiveram contato com as práticas do caratê e do futebol. Além disso, a Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalini Paschoalin, na Cohab e os bairros Brasil Novo, Vila Iti, Jardim Everest, Humberto Salvador e Jardim Santa Paula também receberam atividades.

 

Primeiras parciais

Sob o tema "Você se mexe e o mundo mexe junto", o Dia do Desafio é realizado anualmente no Brasil desde 1995, e propõe que as pessoas saiam da rotina e pratiquem qualquer tipo de exercício físico, através de competições amistosas entre duas ou três cidades, selecionadas por meio de um sorteio eletrônico, que ocorreu em 6 de maio, na unidade Pinheiros do Sesc, em São Paulo, onde a que contabilizar o maior número de participantes, sai vitoriosa.

Dentre os 52 municípios da 10ª RA do Estado de São Paulo, além de Paraguaçu Paulista, Quatá e João Ramalho, apenas o resultado de sete disputas haviam sido divulgados até o fechamento desta edição. Ante a cidade de Cerro Negro (SC), Euclides da Cunha Paulista obteve resultado satisfatório no desafio, com 34,55% dos habitantes da cidade, contra 17,17% do município catarinense. Disputando com Anitápolis (SC), Iepê somou 21,63% de adesão, frente aos 30,99% da sua rival. Lucélia registrou 16,35%, ante 22,44% de sua adversária Inácio Martins (PR). Com baixa adesão, Mirante do Paranapanema contabilizou 13,40%, frente os 43,21% de Correa Pinto (SC). Contra a cidade paranaense de Tamboara, Ouro Verde somou 40,86%, enquanto sua rival obteve 37,09%. No desafio internacional com a cubana Maisi, Presidente Epitácio atingiu 28,11%, já sua adversária conseguiu mobilizar 46,42% da população. Com maior adesão dentre os primeiros resultados disponibilizados, Santa Mercedes venceu Lagoa dos três Cantos (RS) por 88,31% a 68,15%.
Publicidade

Veja também