Mesmo no período seco, prevenção contra a dengue continua em Santo Anastácio

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/07/2022
Horário 07:05
Foto: Cedida
Agentes do setor de vetores em visita à residências em Santo Anastácio no combate a dengue
Agentes do setor de vetores em visita à residências em Santo Anastácio no combate a dengue

Os trabalhos de prevenção contra a dengue não param em Santo Anastácio nem na época de seca. Mesmo sem chuva, as equipes de vetores da cidade continuam a inspeção em imóveis em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. A cidade contabiliza atualmente 62 casos positivos da doença neste ano.
Todos os dias os funcionários se deslocam para as visitas aos imóveis de todo o município em ações educativas e de inspeção para combater o mosquito-vetor. Por semana, os agentes visitam em torno de 200 imóveis. 
E a preocupação não é apenas com a dengue, segundo a administração. O mosquito também transmite a chikungunya, zika e febre amarela.
Além das visitas, as equipes continuam com o esquema de nebulização para aplicação de larvicidas em locais onde possa acumular água e possivelmente virar um criadouro do mosquito.

Como evitar criadouros?

Os agentes passam de casa em casa sempre com orientação para os moradores para que se previnam contra o mosquito. A forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito. Por isso é importante que todos conheçam os riscos e saibam o que é preciso fazer para não deixar o mosquito nascer.
- Evite acumular entulho e lixo;
- Verifique se as calhas não estão entupidas;
- Trate a água da piscina com cloro e faça a limpeza uma vez por semana;
- Recolha todo o material que possa acumular água;
- Entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza;
- Tape ralos e abaixe as tampas dos vasos sanitários;
- Não deixe água parada;
- Não deixe garrafas vazias com a boca para cima;
A Prefeitura alerta que a limpeza não se restringe só às residências. É importante ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente.

Foto: Cedida

Por semana são visitados cerca de 200 imóveis

Publicidade

Veja também