Método Abacada é tema de curso em Prudente

Metodologia foi desenvolvida para alunos com deficiência intelectual, mas hoje em dia é utilizada também para alfabetizar quem apresenta dificuldades no ensino comum

PRUDENTE - ALINE MARTINS

Data 16/04/2024
Horário 10:57
Foto: Arquivo pessoal
Mentora do Abacada, Claudia Mara da Silva, que ministrará o curso
Mentora do Abacada, Claudia Mara da Silva, que ministrará o curso

“É fundamental acreditar que o outro pode aprender, porque só assim podemos ensiná-lo”. É com esse lema que ocorre neste sábado, 20 de abril, o minicurso de alfabetização Abacada. Será na sala 100, Bloco 3, da Toledo Prudente Centro Universitário, das 8h às 19h, em Presidente Prudente. As inscrições podem ser feitas até dia 18 ou no dia mesmo do evento, caso ainda haja vagas.
O Abacada é um método de alfabetização. Conforme a organização, essa metodologia foi desenvolvida para alunos com deficiência intelectual, mas hoje em dia é utilizada também para alfabetizar quem apresenta dificuldades no ensino comum. Tendo como base as sílabas, não se ensina o nome de letras e sim o som de cada uma, acrescida da vogal trabalhada. O objetivo é auxiliar o estudante a compreender a junção do som na sílaba.
Alunos com deficiência e principalmente aqueles do espectro autista, apresentam maior habilidade em tarefas de memória visual. Deve ser pelo fato de as atividades visuais serem processadas de forma concreta. Atividades de memória auditiva requerem abstração, compreensão, imagem mental indefinida. No método Abacada, utiliza-se as imagens para tudo. 
De acordo com uma das organizadoras, a técnica em Química, Patrícia Chagas, o curso é para todos que querem aprender, para famílias que têm crianças com Síndrome de Down, TEA (transtorno do espectro autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)  ou outras condições neurotípicas. “É também para terapeutas no modo geral, já que a fase de alfabetização precoce é desde o nascimento até quando vai para escola”, explica. Destaca ainda que este método é comprovado cientificamente. “Nós o utilizamos e trazer este curso é uma forma de incentivar e incluir essas crianças”, frisa. É voltado para todo público que queira aperfeiçoar seus conhecimentos e ensino para as crianças, jovens e adultos com dificuldade de aprendizado.
O objetivo é levar conhecimento e para todos saberem como ensinar alguém que tem dificuldade de aprendizado e que existe os métodos que dão esse suporte.

A mentora
A mentora do Abacada, Claudia Mara da Silva, que ministrará o curso. Ela trabalhou por mais de 30 anos na educação de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem. 

Serviço
Inscrições e informações pelos telefones (18) 98143-9040 / 99176-2002 / (14) 99750-3549. O investimento é no valor de R$ 120. Além de Patricia, fazem parte da organização: a bióloga Berta Lucia Valeria Ono e a pedagoga, Nilze Segantin.


 

Publicidade

Veja também