MICROCHIPAGEM OBRIGATÓRIA

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 01/12/2019
Horário 03:18

Segue até dia 10 de dezembro, a microchipagem de cães na cidade de Pirapozinho. Cinco mil microchips foram adquiridos pela Prefeitura e os trabalhos de cadastro da população canina começaram no dia 25. A microchipagem é gratuita e segundo o prefeito Orlando Padovan (DEM), a ideia é ter controle de zoonoses na cidade, mas também permitirá, inclusive, que cães abandonados nas ruas tenham seus respectivos donos identificados.

SEM RISCOS

Do tamanho de um grão de arroz, o microchip é implantado sob a pele do animal e, por meio de um leitor específico, apresenta um código de barras com informações do dono, raça, porte, idade, controle vacinal, entre outros dados relevantes. Todos os cães do município devem receber o microchip e os donos que não providenciarem o procedimento estarão passíveis de multa. A microchipagem segue amanhã no bairro Novo Horizonte.

POSSE RESPONSÁVEL

A situação de animais abandonados é complexa. Nenhuma cidade passa ilesa deste problema. Pessoas que assumem os cuidados de um animal e que, do mesmo jeito que os adotam, simplesmente os abandonam. A iniciativa do município de Pirapozinho é interessante e contribuirá não só para identificar donos de animais abandonados, mas também aplicar punições cabíveis pelo ato do abandono. Adotar um animal requer cuidados, afeto e principalmente responsabilidade. É uma vida que passará a integrar sua família e que requer zelo e cuidado. Antes de assumir este compromisso, reflita. Faça um planejamento orçamentário dos custos com vacinas, alimentação, previsão de gastos com medicamentos.

EM PROL DOS ANIMAIS DE ROSANA

No próximo sábado, 7 de dezembro, será realizado o segundo bazar em prol da ONG (organização não governamental) Somos Todos Animais em Rosana. Roupas masculinas, femininas, infantis, acessórios, bolsas e calçados e utensílios em prol da instituição que cuida de animais. O bazar será realizado no Centro Comunitário da cidade, das 9h às 12h.

CONSCIENTIZAÇÃO EM TARABAI

Tarabai sediou no último domingo, 24, a terceira edição da caminhada Passos que Salvam, organizada pela equipe da coordenadoria regional do Hospital do Câncer de Barretos. O objetivo da ação foi conscientizar a população sobre a doença. Diferentemente dos casos em adultos, o câncer infanto-juvenil tem particularidades, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). É uma doença que acomete crianças, muitas vezes não tem uma causa definida. Por outro lado, o câncer é altamente curável. A estimativa do instituto é que 12,5 mil novos casos da doença sejam registrados em 2019.

CENTRO CULTURAL EM NARANDIBA

A cidade agora tem espaço para desenvolvimento da cultura. Estamos falando do Centro Cultural João Rodrigues Sobrinho, que começou a ser construído ainda na gestão administrativa anterior e que, agora, receberá atividades culturais da cidade. O centro conta com anfiteatro, camarins e outras dependências para receber espetáculos culturais da região.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Doze bairros da cidade de Rosana serão contemplados com o programa Cidade Legal. O programa atualizará os processos de regularização fundiária que começou em 2017. Os moradores dos bairros Beira Rio, Cinturão Verde, Vila Aurea, Pontal Velho, Tubiacanga, Fepasa, Campinho, Nova Pontal, Jardim Regina, Entre Rios Saúva e Benevides serão contemplados com o convênio. Agora será possível registrar documentos de posse ou propriedade em matrículas individuais e cada morador passa a ser proprietário da moradia, podendo ter acesso facilitado ao mercado de crédito com a regularização. O proprietário garante também a comercialização da casa ou sua transferência para os herdeiros, entre outros benefícios.

Publicidade

Veja também