Milhares de devotos visitam Santo Expedito

Ele é um santo muito protetor e digno deste carinho todo", afirma.

REGIÃO - Alana Pastorini

Data 20/04/2014
Horário 00:36
 

Em comemoração ao santo das causas urgentes, Santo Expedito, a cidade que leva o nome do religioso, durante três dias de festa, recebe de 50 mil a 60 mil pessoas, público bem maior que a população de 2,8 mil habitantes. E ontem, Sábado de Aleluia, dia de celebração ao santo católico e também do aniversário da cidade, fiéis de varias partes do País visitaram o município em busca de cura e como forma de agradecer as bênçãos recebidas. As comemorações encerram amanhã.

Jornal O Imparcial Em busca de agradecimento e cura, fiéis enfrentaram fila

Na programação da cidade, após celebração realizada às 10h, ocorreu a benção do 17º ano da Romaria dos Cavaleiros, com a participação de mais de mil cavaleiros. Logo após, às 13h, show com Osmar Veronezi. Já às 15h, houve celebração especial aos romeiros, e às 18h, Santa Missa. Encerrando as comemorações do sábado, estava previsto à noite, show do aniversário do município.

Horas na fila, com sol e o calor forte, não impediram que devotos cumprissem suas promessas em devoção ao santo. A professora Gabriela Reginato, 25, participa pela quarta vez do encontro. "Vim para agradecer as benções recebidas e também para orar por novas. Ele é um santo muito protetor e digno deste carinho todo", afirma.

Participando pela primeira vez do encontro, a devota Raimunda Ribeiro Porfilho, 62, veio de Alvorada do Sul (PR). Esperando há quase duas horas para visitar a imagem do santo dentro da igreja, ela conta que é beata ao religioso há 30 anos. "Quando a gente tem fé, não há tempo, calor, fila, que nos impeça. A fé move o mundo", acredita.

A dona de casa Luzia Mariano, 51, por sua vez, foi ao encontro apenas para agradecer. "Sou muito devota ao santo, ele sempre atende aos meus pedidos e hoje vim só para agradecer. Creio que o mundo carece de mais orações. Sem Deus, sem fé, não somos nada", considera.

 

Programação


Conforme já noticiado por O Imparcial, hoje, às 10h, na Praça Central, tem missa do romeiro. Às 15h, na Praça da Matriz, ocorre outra celebração eucarística e, às 19h, missa na Igreja Matriz. Depois terá show com Rosa de Saron. Aamanhã, feriado nacional, tem celebração de missa às 10h e às 15h, com encerramento das festividades.

Em maio, no dia 17, será celebrada a Santa Missa às 19h30, seguida de Quermesse Beneficente. No dia 18, às 10h, ocorre celebração eucarística e, às 11h, tem almoço beneficente e Roda de Viola. Já às 13h, leilão de gado.

Em entrevista já publicada por este diário, o padre de Santo Expedito, Umberto Laércio Bastos de Souza, explicou que as comemorações se intensificam entre os dias 19 e 21 de abril. "Está tudo pronto para acolhermos os mais de 50 mil devotos e romeiros que devem passar pela cidade nos três dias de festa", diz.
Publicidade

Veja também