Militantes do MST invadem fazenda e pressionam por assentamento

REGIÃO - Bruno Saia

Data 16/01/2016
Horário 07:37
 

Mais uma fazenda foi invadida ontem, por trabalhadores rurais, em Marabá Paulista. Aproximadamente 200 pessoas ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) montaram acampamento na Fazenda Nazaré, durante todo o dia, com o objetivo de pressionar os governos estadual e federal a utilizar as terras para a instalação de um assentamento. No dia anterior, a Fazenda Floresta, no mesmo município, havia sido invadida por trabalhadores rurais da FNL (Frente Nacional de Luta Campo e Cidade), que tem o mesmo objetivo.

"Queremos que o Itesp peça a tutela antecipada da área para acelerar o processo de desapropriação", afirma o diretor regional do movimento, José Aparecido Maia. "A Justiça já fez a parte dela, considerando as terras devolutas, e nós estamos fazendo a nossa, que é cobrar o poder público. Agora só resta ao Estado fazer a dele", completa o representante dos trabalhadores rurais.

Jornal O Imparcial Cerca de 200 militantes do MST invadiram ontem Fazenda Nazaré, em Marabá Paulista

A Fundação Itesp confirma que a Fazenda Nazaré foi julgada devoluta pela Justiça e aguarda a "homologação da perícia judicial para o registro da área em nome do Estado de São Paulo, para posterior propositura de ação pela PGE objetivando a arrecadação do imóvel", explica nota enviada pela Assessoria de Comunicação do órgão, a qual também destaca que a área é objeto do convênio de reversão de terras públicas firmado em fevereiro de 2014.

Questionado, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) confirma, por meio de nota, que as fazendas Nazaré e Floresta, ambas em Marabá Paulista, fazem parte do Plano de Trabalho do Convênio de Reversão de Terras Públicas, no qual o instituto destina recursos para pagamento de indenização ao dono da terra, que, por sua vez, cede imediatamente a posse do imóvel ao governo estadual, desistindo de ações judiciais.

"Em relação à Fazenda Nazaré, já foi realizada proposta ao possuidor, porém, não houve manifestação de concordância até o momento. No caso da Fazenda Floresta, o Incra aguarda que o Itesp formalize o laudo de avaliação do imóvel, para posterior avaliação e apresentação de proposta ao possuidor do imóvel", detalha o órgão ligado ao governo federal.

 

Reintegração de posse


Um dos advogados dos donos da Fazenda Nazaré, Marcelo Farina de Medeiros, informa que a intenção é entrar com o pedido de reintegração de posse da área até segunda-feira. "Estamos esperando o gerente da fazenda registrar a ocorrência para dar entrada no processo", explica. A Polícia Militar acompanha a invasão e informa que o movimento é pacífico e que não houve danos à propriedade.
Publicidade

Veja também