Militares mortos são lembrados em missa

Celebração que ocorre há mais de dez anos, no São João Batista, homenageou 13 policiais tombados no cumprimento do dever

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 03/11/2016
Horário 08:02
 

Um momento marcante no Dia de Finados no Cemitério Municipal São João Batista, em Presidente Prudente, é a celebração da missa solene que a Polícia Militar promove em homenagem aos militares que morreram em serviço. E como ocorre há mais de dez anos, ontem às 9h, 13 policiais militares mortos no cumprimento do dever, e que estão sepultados naquele cemitério, foram lembrados na solenidade religiosa, conduzida pelo bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos.

De acordo com o capitão Carlos José Olivetti Fernandes, chefe de Comunicação Social do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), organizador da ação militar, este é um momento em que a corporação se reúne em reverência aos mortos e uma oportunidade na qual também se faz uma reflexão sobre a árdua missão do policial militar, que quando tomba no cumprimento do dever, paga o mais alto preço para a preservação da ordem pública.

Jornal O Imparcial Bispo dom Benedito presidiu a celebração em homenagem aos policiais militares tombados

Lembrando de como esses homens e mulheres colocam em risco suas próprias vidas para proteger a do outro que sequer conhecem, o capitão ressalta o feliz sentimento de dever cumprido nesta árdua tarefa. "Quando ingressamos na corporação militar, fazemos um juramento: cumprir nosso compromisso com a comunidade mesmo que com sacrifício da própria vida, até as últimas consequências, proteger, defender, zelar pela vida e bem-estar do outro. Ainda que não o conheçamos. Como fizeram estes que hoje homenageamos", salientou o capitão.

Centenas de pessoas acompanharam a primeira missa do dia, no cemitério.

 

Atuantes


Vários policiais estiveram presentes na celebração, sendo que a 1º-sargento, Sandra Costa, foi a responsável por fazer a primeira leitura e o cabo Marcos Aurélio Pinheiro, a segunda. Mantendo a tradição militar, o momento emocionante que marca a homenagem, o da corneta solitária que entoa o "toque do silêncio" em honra e tributo aos soldados que tombaram em serviço foi executado pelo cabo André Luis Citolino. No exato momento, tornando esse instante ainda mais especial, o Águia sobrevoou o cemitério.

 

Missas realizadas

A paróquia responsável pelas missas no Cemitério Municipal São João Batista, no Dia de Finados, foi a Nossa Senhora Mãe da Igreja. Além da celebração em homenagem aos policiais mortos, fieis católicos puderam acompanhar outras quatro: às 11h, com a presença do monsenhor Mauro Laércio Magro, da Paróquia São Lucas; às 13h com a participação do padre Sanderson Vergara, da Paróquia Menino Jesus de Praga; às 15h com padre Alex João de Santana, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, e às 17h, presidida pelo sacerdote Edcarlos Amorim Moreira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Já na Mãe da Igreja, a santa missa de Finados ocorreu como de costume, às 19h30.

"Celebrar o Dia de Finados é exaltar a esperança, a vida eterna! É quando nos reunimos para recordar aqueles que fizeram parte de nossas vidas, da nossa história e que não estão mais nesta vida terrena, mas sim na glória de Deus Pai, de Nosso Senhor Jesus Cristo que é vida eterna", destacou padre Everton Aparecido da Silva, ecônomo do seminário.

 

MILITARES HOMENAGEADOS

  • 3º-sargento José Luiz de França – faleceu em: 21 de março de 1949

  • Cabo Josué Carmino Bruno – faleceu em: 24 de junho de 1950

  • Cabo João Campelo de Moraes – faleceu em: 5 de fevereiro de 1958

  • Cabo Antonio J. Marques Neves – faleceu em: 1º de fevereiro de 1970

  • 3º-sargento Cícero Soares de França – faleceu em: 25 de janeiro de 1971

  • 1º-sargento Arnaldo Francisco Louvandini – faleceu em: 13 de maio de 1974

  • Cabo Rubens Ribeiro de Mello – faleceu em: 22 de junho de 1978

  • Cabo Mario Luiz da Silva – faleceu em: 29 de outubro de 1978

  • Cabo Nilson Oliveira Lima – faleceu em: 27 de fevereiro de 1981

  • Sub-tenente Lerônimo de Oliveira –faleceu em: 30 de julho de 1989

  • 3º-sargento Emerson Junior Peruchi – faleceu em: 28 de setembro de 1992


Soldado 944124-7 Milton Nardi Júnior, falecido em 22 de outubro de 2001 (não estava em serviço, mas também morreu na defesa da sociedade prudentina).

  • 1º-sargento Everson Marcondes de Oliveira – faleceu em: 8 de novembro de 2005


Fonte: Polícia Militar


 
Publicidade

Veja também