Mirante aplica vacina bivalente contra Covid a partir deste sábado

Hoje ação ocorre das 8h às 16h, em todas as unidades de ESF da cidade, distritos e assentamentos; público-alvo são idosos com 60 anos ou mais

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 11/03/2023
Horário 06:10
Foto: Cedida
Mirante do Paranapanema começa vacinação bivalente contra a Covid-19 neste sábado
Mirante do Paranapanema começa vacinação bivalente contra a Covid-19 neste sábado

O imunizante bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicado a partir deste sábado (11), das 8h às 16h, em todas as unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família) de Mirante do Paranapanema, distritos e assentamentos, para o público de 60 anos ou mais. A ampliação da vacinação foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta semana. Serão imunizadoa também pessoas com imunossupressão.
De acordo com a secretaria, as pessoas com mais de 60 anos, indivíduos com alto grau de imunossupressão a partir dos 12 anos (com carta médica assinalada a comorbidade) e pessoas que vivem em instituição de longa permanência tal como seus funcionários, devem procurar os postos de vacina para receber a dose.
Ainda poderão receber a dose de reforço bivalente todos os indivíduos citados acima que tenham esquema primário (primeira e segunda dose completos). O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de, no mínimo, quatro meses. Vale destacar que as vacinas monovalentes continuam sendo disponibilizadas para as pessoas que ainda precisam fechar o esquema básico.
Além desta, serão ainda vacinadas com a dose adicional (3ª dose Pfizer pediátrica) as crianças de 5 a 11 anos de idade.

Quem deve se vacinar

Segundo orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Mirante do Paranapanema, podem receber a vacina:
- Indivíduos com alto grau de imunossupressão como imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV;
- Uso de corticoides em doses de maior ou igual a 20 mg/dia de Prednisona ou equivalente por maior ou igual a 14 dias;
- Uso de drogas modificadoras de resposta imune;
- Doenças autoinflamatórias;
- Doenças intestinais; 
- Pacientes com terapia renal substitutiva (hemodiálise);
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas).

Publicidade

Veja também