Continuando a programação da Semana Santa, centenas de fiéis católicos compareceram na noite de ontem à Missa dos Santos Óleos, que celebra a presença dos 160 sacerdotes que integram a Diocese de Presidente Prudente, com o intuito de promover a renovação dos votos de compromisso e fidelidade com a igreja. Todas as celebrações ocorrem até o Domingo de Páscoa. Hoje, para consagrar o início do Tríduo Pascal, é celebrada a Missa do Lava-pés. Neste momento, ocorre a lembrança de quando Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, quando lavou os pés dos 12 apóstolos como forma de humildade.
Ontem, com fiéis reunidos na Catedral de São Sebastião, o bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos realizou a benção dos óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, além da consagração do óleo da Crisma. Para o bispado, essa semana permite que os fiéis se aproximem da igreja e tenham momentos de reflexão e renovação da fé cristã, principalmente para aqueles que buscam por vida e paz.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos realizou a benção dos óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, e a consagração do óleo da Crisma
"A Missa dos Santos Óleos é uma celebração muito bonita, que ocorre para renovação dos votos sacerdotais, quando todos os padres reafirmam seu compromisso com a igreja em minha presença, representando a Diocese. Já os fieis mostram seu comprometimento com a fé, respeito com a Semana Santa, momentos que exigem reflexão e dedicação com orações e participações nas missas", menciona o bispo.
Programação
Depois da consagração da Missa do Lava-pés, tem início a vigília da Eucarística Consagrada, onde a comunidade permanece em oração em frente ao Sacrário do Senhor, até às 15h de amanhã. Já na Sexta-Feira Santa, ocorre a celebração da cruz, normalmente às 15h, quando houve a morte de Jesus. Posteriormente, ocorre a procissão da Via Sacra nas paróquias. Já no Sábado de Aleluia, comemora-se a 15ª Estação – a ressurreição de Jesus Cristo. Como noticiado em
O Imparcial, a missa costuma ser celebrada às 20h, mas segue o cronograma de cada paróquia. Por fim, no domingo, ocorrem celebrações de Páscoa.
SAIBA MAIS
ÓLEOS ABENÇOADOS
Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.