Missas de Quarta-feira de Cinzas marcam início da Quaresma em Prudente

Penitências e práticas de misericórdia enaltecem período, que se encerra em 24 de março; Campanha da Fraternidade também começa

VARIEDADES - MELLINA DOMINATO

Data 13/02/2024
Horário 08:06
Foto: Arquivo
Padre Éverton: “Famílias podem procurar orientações para desenvolver temática da campanha em casa”
Padre Éverton: “Famílias podem procurar orientações para desenvolver temática da campanha em casa”

“Um tempo de penitência, de práticas de misericórdia...”. A Quaresma inicia nesta Quarta-feira de Cinzas, com celebrações de missas em praticamente todas as paróquias de Presidente Prudente, como um período de 40 dias que a Igreja Católica resguarda em preparação à Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico cristão, pois celebra a Ressurreição de Jesus. Confissões, retiro quaresmal, direção espiritual, missas com caminhadas penitenciais, bem como o jejum e obras de caridade, compõem as ações que são realizadas neste período, que se encerra em 24 de março, no Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. 

“Essas celebrações são desenvolvidas na Paróquia Mãe da Igreja e na maioria das paróquias da cidade durante o período de Quaresma. Cada comunidade vai se organizando de alguma maneira para isso. Vale destacar que, esse ano, a Via Sacra, no Santuário Morada de Deus, será no dia 22 de março, na sexta-feira que antecede a Semana Santa”, explica o pároco da Mãe da Igreja e coordenador diocesano de pastoral, padre Everton Aparecido da Silva.

“A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual”, relata a Pastoral da Comunicação da Diocese de Presidente Prudente, a qual esclarece que a Quaresma surgiu por volta do ano 350 d.C., quando a Igreja Católica decidiu aumentar o tempo de preparação para a Páscoa, que era de três dias e permaneceram como o Tríduo Sagrado da Semana Santa: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa (Paixão) e Sábado Santo. “A preparação para a Páscoa passou, então, a ter 40 dias. Isso ocorreu porque os cristãos perceberam que três dias eram insuficientes para que pudessem se preparar adequadamente a esse evento tão importante”, frisa.

Pontua a pastoral que, a partir da década de 60, a igreja no Brasil iniciou a Campanha da Fraternidade no período da Quaresma, com intuito de ser uma mediação muito prática para a vivência da caridade, desenvolver e aprofundar a fraternidade, segundo o mandamento do amor: amar o próximo como Jesus nos amou. “A cada ano, um tema é tratado no espírito quaresmal de conversão, por meio da meditação, da oração, do jejum, da esmola, no sentido de caridade que liberta”, expõe.

Campanha da Fraternidade 2024

A Quarta-feira de Cinzas também marca o início da Campanha da Fraternidade 2024 no Brasil, ação realizada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no período da Quaresma. Este ano, o tema é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). 

“Em todas as comunidades católicas da diocese será trabalhado o tema da campanha. Cada uma desenvolve da melhor maneira possível, em comunhão com a CNBB”, conta o padre Éverton. “Famílias podem procurar nas paróquias orientações para desenvolver a temática na própria casa, com grupos de amigos. A igreja incentiva a desenvolver essa temática nos grupos das pastorais, movimentos, serviços e comunidade. Ações de dentro e também de fora da igreja, como nos ambientes de trabalho, nas universidades, nas escolas. A campanha fala justamente sobre a amizade social”, completa.

O padre lembra que a campanha também encerra no Domingo de Ramos, quando é feita a coleta de solidariedade em vista de projetos comuns da Igreja Católica no Brasil. “A temática também incide num trabalho durante todo o ano, que traz luz como força no tempo da quaresma, mas que deve ser desenvolvida por todo o ano”, finaliza o pároco, que nesta quarta-feira preside a Santa Missa, às 19h30, na Mãe da Igreja. Mais cedo, neste mesmo dia e local, os padres Rafael Sotocorno e Anderson Félix ficam responsáveis pelas celebrações, às 6h30 e 15h, respectivamente. Nesta data, as confissões serão por ordem de chegada, das 8h às 11h.

CNBB/Divulgação 

Tema 2024 é “Fraternidade e amizade social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8)

Publicidade

Veja também