Missas especiais aos romeiros são retomadas em Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 23/11/2021
Horário 04:29
Foto: Cedida
Prefeito de Sagres quando agradecia na missa
Prefeito de Sagres quando agradecia na missa

Com o retorno dos devotos de Santo Expedito, o padre Umberto também retornou as celebrações das missas especiais aos romeiros que chegam na cidade para suas orações. Na missa da semana anterior, a comunidade pôde sentir o que realmente será o movimento da cidade, quando oficialmente a pandemia chegar ao fim. Muitos romeiros já faziam estas visitas para as celebrações, mas, segundo se registrou, outros estão vindo pela primeira vez.

GRUPOS PRESENTES
Na primeira missa aos romeiros, celebrada sempre às 10 horas, foram registradas presenças de grupos de Tupã, Caiuá, Adamantina, Londrina (PR), Presidente Bernardes, Pompeia, Presidente Prudente, Parapuã, Pirapozinho, Bauru, Lucélia, Martinópolis, Mirandópolis, Rinópolis, Santa Bárbara do Oeste, Bastos, Alfredo Marcondes, Sagres, Osvaldo Cruz, e também Santo Expedito.

COVID-19
Pela fé e pela intercessão de Santo Expedito, centenas de fiéis voltam para agradecer por curas especialmente da Covid-19, e também pedir benção por outras graças alcançadas. Um caso registrado naquela primeira missa foi a presença do prefeito de Sagres, Roberto Batista Pires (Progressista), para agradecer a Santo Expedito pela cura da Covid-19. Segundo padre Umberto, é grande o número de pessoas que estão presentes para levar seus agradecimentos.

PREFEITO
O prefeito de Santo Expedito, Nenê Betio, está confiante no grande movimento de romeiros no município, e está trabalhando com muita determinação para que a cidade fique mais agradável e com aspecto realmente turístico. Ele sabe que se trata de uma pequena comunidade, mas acredita na força, na garra e coragem de seus moradores. Todos estão cientes de que o futuro econômico do município vai se basear no turismo. Está sempre atento em focar um trabalho vinculado ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que demonstra estar sempre focado na melhoria do turismo.

HISTÓRIA DO SANTO PARA REMEMORAR
Expedito conheceu a fé dos cristãos pelas viagens que fazia enquanto era um militar romano. A crença o surpreendeu, mas demorou um pouco até que ele resolvesse seguir a religião. Em um certo dia, ele teve um sonho estranho em que um corvo maligno grasnava "cras" para ele. Essa palavra em latim significa "amanhã". Então, Expedito pisoteou o corvo e disse "hodie", que na mesma língua quer dizer "hoje" e, ao acordar, resolveu que se tornaria cristão. Esse é o motivo pelo qual, hoje, esse santo é associado às causas urgentes e impossíveis.

SEMPRE UM SOLDADO
Mesmo seguindo a nova religião, ele permaneceu no exército por algum tempo e assim conseguiu converter diversos soldados ao cristianismo. Durante a perseguição dos cristãos no dia 19 de abril, Expedito foi decapitado. Por isso, a data passou a ser lembrada como o dia de Santo Expedito.

OUTRA ORAÇÃO PARA SANTO EXPEDITO...
"Glorioso Santo Expedito. Coloco a minha vida em vossas mãos e, ante a urgência que requer os meus sofrimentos para serem atenuados, peço que me inclua entre todos os que vos imploram rapidez para a cura dos meus males e o apaziguamento dos meus pensamentos. Com a graça do Altíssimo, de quem merecestes grande acolhida, vossa intercessão nos será benfazeja a tempo e a hora, como é peculiar em vossos atendimentos a nós, que falhamos sempre, mas sempre tentamos o acerto, pelas boas intenções dos nossos corações que, na aflição, muitas vezes se descaminham. Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, sagrado Filho de Deus, atendei as nossas súplicas".

...E OUTRA
"Santo Expedito guerreiro, fortaleza, homem de fé, provedor das causas urgentes. Peço-te que se digne a olhar imediatamente para  mim, para a minha família e minha labuta em busca de um trabalho. Santo Expedito, sei que sabes o quanto é importante esse trabalho para mim e que dele dependem não apenas a minha sobrevivência, mas também a de toda a minha família. Diante de ti sempre estão mãe, pai, irmã, irmão, esposo, esposa, filhos, noras, sogras, cunhados, cunhadas, genros, tios, tias, primos, primas, a rogar pelo trabalho urgente confiando em ti. Olhai para a força da união deles. Olhai para oração daqueles que creem e te fazem esta prece. Confiam no Senhor como o ato mais poderoso e sabem que a força da fé vale mais do que qualquer outra coisa. Vale tanto quanto a sua lança que esmagou o mal. Agradeço-te de todo o coração e, com certeza, as tuas bênçãos chegarão a minha vida e terei um trabalho urgente. Obrigado. Amém".

FÉ EM TROVAS
Santo Expedito olhai
A minha necessidade
Se levas tudo pra Deus
És homem de pura bondade.
(José Costa)

Veja também