Mocambo Groove lança frevo  inspirado no carnaval do Recife

Em um ano sem folia, banda convida o público a celebrar com “Só girar”; canção, que acompanha videoclipe, já está disponível nas plataformas digitais

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 17/02/2021
Horário 09:30
Foto: Divulgação
Videoclipe, o 2º lançado pelo grupo, foi produzido em parceria com a produtora 1LixoArte
Videoclipe, o 2º lançado pelo grupo, foi produzido em parceria com a produtora 1LixoArte

Este ano, para tristeza dos foliões, o carnaval de São Paulo foi cancelado. A medida teve como objetivo conter a expansão da pandemia de coronavírus no Estado e as aglomerações comuns durante os festejos do feriado prolongado. Mas a boa notícia, para os que gostam da folia, é que será possível curtir, de casa mesmo, um pouco da energia dos carnavais de rua brasileiros, em especial do Nordeste do país, com o lançamento de mais um videoclipe da banda prudentina Mocambo Groove, que dessa vez aposta no popular frevo. 
"Só girar" é inspirada em uma circulação independente que o grupo realizou em 2016 pelo litoral do Brasil, que rodou cerca de 7 mil quilômetros em 45 dias e proporcionou aos viajantes, entre outras experiências inesquecíveis, conhecer de perto o tradicional e frenético carnaval do Recife, em Pernambuco. A canção - gravada, mixada e masterizada pelo Estúdio Iala - e o videoclipe, produzido em parceria com a produtora 1LixoArte, estão disponíveis no canal da banda no YouTube e no Spotify desde ontem.
Este é o segundo videoclipe lançado pelo grupo, que em janeiro estreou com "Pontal", canção inspirada no cotidiano das cidadezinhas do Pontal do Paranapanema, que já conta com mais de 6 mil visualizações no YouTube. As duas faixas integram o álbum "Ziriguibaquefreveletrickdrum", que reúne a produção autoral dos quase 11 anos de formação do Mocambo Groove e será lançado aos poucos durante o ano de 2021.

"Só Girar vem de outros carnavais"

A melodia de “Só girar” é inspirada no frenético carnaval de rua de Recife (PE), onde, segundo Rafael Costa, compositor e vocalista do Mocambo Groove, não dá pra ficar parado e os foliões ficam literalmente girando entre os palcos espalhados pela cidade, daí o refrão.
Conhecer e experienciar o carnaval “mais belo e original do mundo” foi um dos objetivos da circulação independente que a banda realizou em 2016, na época com uma formação diferente da atual, à bordo de uma Ipanema carregada de equipamentos de som e instrumentos musicais, que percorreu cerca de 7 mil quilômetros e sete Estados do Sudeste ao Nordeste, saindo de Presidente Prudente. A viagem durou 45 dias, entre janeiro e fevereiro, ao longo dos quais o grupo ia se apresentando em praças, praias, calçadas, bares, casas de shows, universidades e até na Chapada Diamantina.
Rafael conta que naquele ano o carnaval recifense contou com 57 palcos espalhados pela cidade, por onde passaram algumas das maiores referências e inspirações da banda, desde artistas consagrados pela mídia até manifestações populares regionais que tanto os fascinam. “E nós ficamos literalmente girando entre eles”.

Projetos para 2021

Depois de “Pontal” e “Só girar”, a banda já planeja o lançamento, ao longo do ano, das outras 14 faixas do álbum "Ziriguibaquefreveletrickdrum", que reúne a produção autoral de mais de uma década de Mocambo Groove. Além disso, já tem também show de lançamento do disco previsto para abril, em parceria com a Secretaria de Cultura e com recursos da Lei Aldir Blanc

SERVIÇO
Quem quiser conhecer melhor o trabalho da banda, é só procurar pelo Mocambo Groove no Spotify, YouTube e nas principais mídias sociais.



 

Publicidade

Veja também