Mocambo Groove pelo Pontal: banda apresenta turnê em cidades da região

Grupo prudentino viaja a partir de hoje e durante o mês de maio com seu show “Ziriguibaquefreveletrickdrum”; projeto prevê também oficinas musicais e rodas de conversa

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 27/04/2023
Horário 07:08
Foto: Augusto de Souza/Gasalucinação
Show tem duração de 90 minutos e provoca o público a experimentar sabores tropicais numa fusão de ritmos e estilos musicais
Show tem duração de 90 minutos e provoca o público a experimentar sabores tropicais numa fusão de ritmos e estilos musicais

No mês de maio, a banda Mocambo Groove viaja pelo interior paulista levando todo o suingue de seu show "Ziriguibaquefreveletrickdrum". A circulação passará por cidades da região, onde muitas das canções do grupo foram compostas e inspiradas “no nosso Pontal do Paranapanema”. Viabilizado com recursos do ProAc (Programa de Ação Cultural), o projeto ocupará praças, feiras livres, escolas rurais e assentamentos de Mirante do Paranapanema, Rosana, Teodoro Sampaio, Rancharia e Presidente Prudente. Metade das apresentações será na zona rural, onde a escassez de ações culturais é ainda maior. Além do espetáculo musical, serão ministradas oficinas de ritmos brasileiros e vivências musicais e rodas de bate-papo com o intuito de democratizar o acesso às políticas públicas para a cultura.
“A primeira canção lançada do nosso álbum, ‘Pontal’, é um convite para um mergulho profundo nas terras do faroeste paulista, ressaltando a fauna, flora e o povo simples que vive por aqui. Com referência também ao processo de ocupação violenta que houve nesse território, aos conflitos rurais, à reforma agrária e à luta por uma atenuação da desigualdade e concentração de terra e renda. Com certeza um dos nossos maiores objetivos era conseguir tocar nossa música para essas pessoas”, comenta Rafael Costa, vocalista da banda.

Projeto tem início hoje

O projeto terá início nesta quinta-feira, quando será realizada a primeira roda de bate-papo sobre políticas públicas para a cultura, em Prudente, no espaço Cazulo Cultural (Rua Laguna, 252), às 20h. Depois, a banda parte em turnê que passará pelo assentamento Roseli Nunes, em Mirante do Paranapanema; pela feira livre de Porto Primavera, distrito de Rosana; pela escola rural Santa Zélia, em Teodoro Sampaio; pelo setor II da Gleba XV de Novembro, ainda parte do município de Rosana; pela feira livre de Rancharia; e por fim retorna a Presidente Prudente para o show de encerramento, que será no Parque do Povo.

“O PROJETO TAMBÉM É UMA FORMA DE MOVIMENTAR A ECONOMIA CRIATIVA REGIONAL, AFINAL, TANTO MÚSICOS QUANTO TRABALHADORES DA CULTURA, EQUIPE TÉCNICA ENVOLVIDA E PÚBLICO-ALVO DA AÇÃO RESIDEM A ATUAM NO INTERIOR DO ESTADO, E O PROJETO SERÁ UMA FORMA DE RELACIONÁ-LOS MAIS UMA VEZ, PROPORCIONANDO TROCAS E APRENDIZADOS FUNDAMENTAIS PARA OS PROCESSOS CRIATIVOS"
Rafael Costa

Para Rafael, a aprovação desse projeto mostra que a produção cultural do interior está viva e é profissional e competente, assim como nos grandes centros e polos culturais mais desenvolvidos, reforçando ainda mais a necessidade de desconcentrar os recursos públicos e fazê-los chegar nas áreas mais extremas e carentes desse tipo de políticas. 
“O projeto também é uma forma de movimentar a economia criativa regional, afinal, tanto músicos quanto trabalhadores da cultura, equipe técnica envolvida e público-alvo da ação residem a atuam no interior do Estado, e o projeto será uma forma de relacioná-los mais uma vez, proporcionando trocas e aprendizados fundamentais para os processos criativos, promovendo interação direta entre público e produtores culturais, possibilitando forte influência de maneira enriquecedora para todos os envolvidos. Este projeto é o relato sincero de jovens sonhadores, filhos do Pontal do Paranapanema, que acreditam que, apesar de tudo, ‘é bom viver por aqui’”.

O espetáculo

No show, Mocambo Groove apresenta seu primeiro álbum, que foi inspirado no Pontal do Paranapanema. Obra que agora, através das políticas públicas para cultura, tem a chance de apresentar para as pessoas da região que a inspirou.
“Ziriguibaquefreveletrickdrum” tem duração de 90 minutos e provoca o público a experimentar sabores tropicais numa fusão de ritmos e estilos musicais. No espetáculo, a banda apresenta um pouco da diversidade da música brasileira com pitadas de estilos do mundo todo, através de composições que foram desenvolvidas
ao longo desses mais de dez anos de estrada. Com influências de música instrumental e música regional brasileira, as composições são marcadas pelo baião, maracatu, samba, ijexá, frevo e a sua mistura com rock, reggae, funk e salsa, entre outros estilos que são experimentados e lapidados em busca do groove. 
O show apresenta um mergulho introspectivo na música Cafundó, a atmosfera do sertão paulista em Amoreira e a folia garantida com Frefumassa. “Nossa música transita entre os universos populares das tradições e brincadeiras folclóricas nordestinas, com suas possíveis mesclas com o mundo moderno e tecnológico, levando o ouvinte e espectador a reconhecer todas essas referências e ainda a não deixar de experimentar a riqueza e personalidade original do grupo”, define Rafael.

SAIBA MAIS
Além do espetáculo musical, serão realizadas oficinas de ritmos brasileiros e vivências musicais lecionadas pelo arte-educador e membro da banda Rafael Costa, com público-alvo voltado a todas as idades. Os participantes poderão conhecer os ritmos brasileiros presentes nas músicas do grupo e ainda experienciar os instrumentos da banda, que estarão disponíveis durante a oficina; e rodas de bate-papo, com tema voltado a políticas públicas para a cultura. 
 
AGENDA
27 de abril - Lançamento do projeto Mocambo Groove pelo Pontal, com roda de conversa no espaço Cazulo Cultural (Rua Laguna, 252, Vila Liberdade), às 20h, em Prudente;
1º de maio - Show, oficina e roda de conversa no Assentamento Roseli Nunes, em Mirante do Paranapanema;
5 de maio - Show, oficina e roda de conversa na feira livre de Porto Primavera, distrito de Rosana;
12 de maio - Show, oficina e roda de conversa na Escola Rural Santa Zélia, em Teodoro Sampaio;
19 de maio - Show, oficina e roda de conversa no setor II da Gleba XV de Novembro, em Rosana;
21 de maio - Show, oficina e roda de conversa na feira livre de Rancharia;
28 de maio - Show e oficina no Parque do Povo, em PPrudente.



 

Publicidade

Veja também