Moda de Rock adapta clássicos do  gênero à viola caipira em show

Programação do fim de semana no Sesc Thermas ainda conta com atividades para crianças, oficina de minhocário e vivência de beach tennis, tudo gratuito

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 01/07/2022
Horário 06:10
Foto: Divulgação
Moda de Rock: Dio, formado pelos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, se apresenta neste sábado, às 16h
Moda de Rock: Dio, formado pelos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, se apresenta neste sábado, às 16h

Já pensou em ouvir clássicos do rock and roll tocados com viola caipira? Essa é a proposta do Moda de Rock, que se apresenta neste sábado, às 16h, no Sesc Thermas de Presidente Prudente. A entrada é gratuita. 
O projeto Moda de Rock nasceu quase como uma brincadeira. Em 2007, os violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, também professores, resolveram mostrar o potencial do instrumento para os alunos e ao mesmo tempo reviver a trilha sonora da sua adolescência.  
A proposta de adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira foi tão bem recebida que dupla acabou de lançar seu quarto álbum, “Moda de Rock Brasil”, dedicado ao rock nacional com arranjos para canções de Mutantes, Raul Seixas, Novos Baianos, entre outros. 
O duo descreve que “ouvidos acostumados a não relacionar os dois estilos perceberam que o rock no ambiente da viola caipira e o instrumental brasileiro de raiz geraram uma parceria harmoniosa, entre o metal e o acústico”. Nesse trajeto, Moda de Rock já trouxe gravações de clássicos que incluíram os guitarristas Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Edgard Scandurra (Ira!), Robertinho de Recife, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro (Angra e Megadeth), o percussionista Marcos Suzano e o cantor e compositor Renato Teixeira. 

Atrações para o público infantil

Amanhã, às 14h30, as famílias podem brincar juntas de criar histórias na atividade ministrada pelo ilustrador Rodrigo Bueno, autor de “Bebegrafia” e “Diário Ilustrado da Paternidade”. Nesta oficina “Histórias ilustradas de famílias”, ele compartilha o processo de criação de seus livros e a partir de técnicas básicas de composição e narrativa visual conduz um jogo divertido de construção de histórias ilustradas. As vagas são limitadas e haverá entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. 
Outra opção para a criançada é a oficina “O Mundo das Minhocas”, comandada pelo agente de educação ambiental do Sesc Thermas, Cadu Lobo, no domingo, às 11h. Especialistas em decompor a matéria orgânica no solo, as minhocas são seres fundamentais na disponibilização de nutrientes para as plantas e indicadoras de um solo vivo e fértil. Nesta oficina, as crianças constroem miniminhocários para compostagem doméstica. Para crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas de adulto responsável. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. 
Já na tarde de domingo, é a vez do espetáculo infantil e, às 15h, quem rouba a cena é a trupe Circo Teatro Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, estreando um novo espetáculo. Em “Arruança”, eles percorrem o bosque do Sesc Thermas com uma van maluca que tem um palco no teto e três palhaços que vivem uma história divertida e cheia de confusões.  
Tudo acontece ao longo de um pequeno trajeto com três paradas cheias de surpresas. Tem bichão assustador, acrobatas capengas, lançador de claves, músicas ao vivo e a especial participação da van, que interage com os palhaços e o público. A entrada é gratuita. 

Corpo em movimento 

O fim de semana no Sesc Thermas também tem programação para quem gosta de esportes e atividades físicas. Além da pista de corrida e caminhada com cerca de 1 km de extensão aberta ao público e as quadras de areia e poliesportiva que também são livres, outras duas atividades são oferecidas gratuitamente ao público. 
A partir das 15h deste sábado, uma oficina de beach tennis com educador de atividades físico-esportivas do Sesc Thermas, Emerson Silva, propõe que iniciantes na modalidade experimentem as técnicas por meio de minijogos e jogos completos.  As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no local. 
No domingo, às 10h, ocorre a tradicional aula aberta de yoga no Quintal, em meio ao verde das árvores. Este mês, a prática é ministrada pela instrutora Edna Branco. A participação é gratuita e as vagas são limitadas à capacidade do espaço. 

SERVIÇO 
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Pexels

No domingo, em oficina, crianças vão aprender a construir miniminhocários para compostagem doméstica

Marcel Sachetti

“Arruança”: Rosa dos Ventos estreia novo espetáculo, no domingo, às 15h, divertindo os pequenos

Veja também