Momento de escolher a profissão

OPINIÃO - Camélia Santina Murgo

Data 23/09/2021
Horário 04:30

Estamos chegando no último trimestre do ano e, para muitos estudantes, é o momento de escolher a carreira que pretende seguir. Para quem ainda tem dúvidas, uma boa dica é participar de eventos, como a Feira de Profissões, e entrar em contato com o maior número de profissionais das diferentes áreas. Assim, é possível obter informações sobre cada carreira e ir estabelecendo seus critérios de escolha. Neste processo, a escola também exerce papel fundamental ao incentivar seus alunos a participarem dessas iniciativas e ajudá-los levando o máximo de informações sobre os cursos, vestibulares e o cenário atual do mercado de trabalho. 
A Feira de Profissões é um espaço importante porque a pessoa tem acesso a muitas informações sobre as possíveis áreas de atuação. Este momento ainda mostra para o aluno como é a formação e os campos de trabalho. Os professores dos cursos de graduação, nas modalidades presencial e EAD, estão totalmente à disposição para explicar o que se aprende em cada curso, o tempo de duração, as oportunidades de estágios, as possibilidades de inserção na iniciação à pesquisa, enfim... A feira é, portanto, um momento privilegiado de contato direto com a realidade das profissões e do mercado de trabalho de cada uma delas.
Outra sugestão é procurar por serviços de orientação profissional, onde o interessado faz os testes e recebe outras orientações importantes para tomar suas decisões e planejar sua carreira. Os testes de interesses, que eram chamados de testes vocacionais, também ajudam muito no processo de tomada de decisão quanto à profissão a seguir, porque mostram para os estudantes suas inclinações, suas preferências e como elas se associam com as características das profissões. 
Então, se os testes favorecem o autoconhecimento e a Feira de Profissões o conhecimento das carreiras, temos uma combinação perfeita para ajudar o estudante em suas escolhas! Aliás, você já pode participar de uma feira totalmente virtual. Neste formato, o interessado tem ainda mais tempo para acessar as informações e poderá percorrer virtualmente um número maior de palestras e sessões de conversas com os professores e demais profissionais que estarão à disposição. Quer participar de um evento como este? Então acesse unoeste.br/feiradeprofissoes.
 

Publicidade

Veja também