MOMENTO DE TRANSFORMAÇÃO - Indústria 4.0 é abordada na abertura do 22º Enepe

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 25/10/2017
Horário 10:21

Bom dia

“A vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar a luz”

H.B.Blog

 

Tendência

O movimento para impulsionar a inovação e o empreendedorismo, pode impactar positivamente o mercado profissional e os negócios, muito em breve, na cidade e região, previu o prefeito Nelson Bugalho, ontem, na abertura do 1º Encontro do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, na Fundação Inova Prudente.

 

Coworking

Na abertura do 1º Encontro do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, o secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, lembrou que o complexo da Fundação Inova Prudente será voltado ao desenvolvimento das startups (empresas iniciantes). Terá o primeiro Espaço Coworking Tecnológico do interior, acelerador de startups, laboratório de pesquisas e mentoria para ajudar os novos empreendedores que ali terão toda estrutura que precisarem para desenvolver os seus projetos.

 

Nova Startup

O jovem empreendedor Daniel de Andrade Lopes, criador da plataforma “Cartão presente”, foi anunciado ontem durante o evento na Fundação Inova Prudente como o mais novo empreendedor hospedado na Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente).

 

Pioneiro

Há 20 anos o professor João Giglio Marques começou a falar sobre “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica”, contagiando alunos e demais professores nas aulas da Faculdade Informática da Unoeste- Fipp, da Unoeste, dando início a esse movimento que agora começa a ser acelerado. Pelo seu “pioneirismo” ele recebeu uma homenagem da Secretaria Municipal de Tecnologia e a Fundação Inova Prudente.

 

Hackathon

O termo não é muito conhecido. Significa uma maratona de hackers, programadores que se reúnem com objetivo de criar algo em benefício da comunidade. O primeiro hackathon de Presidente Prudente anunciado ontem é uma parceria da Unimob (União das Imobiliárias), Secretaria Municipal de Tecnologia e Fundação Inova.  A entidade das imobiliárias investirá R$ 50 mil nesse evento, com a finalidade de ao final, ter a criação de um aplicativo que atenda as necessidades do setor. Será o primeiro hackathon do setor imobiliário no Brasil.

 

Reconhecimento

Ivan Junior, vereador envolvido com esse setor desde 2013, destacou o trabalho que algumas pessoas que tem se dedicado ao desenvolvimento da área do empreendedorismo e da Tecnologia em Prudente. Citou os professores da Fipp/Unoeste, especialmente Moacir Del Trejo e Emerson Doria, o empresário Milton Tsukamoto, o prefeito Tupã (que lançou as primeiras iniciativas em 2013), Luis Isique, gerente da Intepp, e do atual prefeito, Nelson Bugalho, que segundo ele tem o projeto de tornar Prudente uma “Smart City” (Cidade Inteligente) e incentivar o empreendedorismo e a tecnologia.

 

MOMENTO DE TRANSFORMAÇÃO

Indústria 4.0 é abordada na abertura do 22º Enepe

Imagine uma concessionária com apenas um carro em que os demais modelos você conhece em telas virtuais. Mas, como fazer o conhecido teste drive sem automóveis? Aí está outra novidade! Você agenda por um aplicativo esse passeio e mais do que isso, pode customizar o veículo que pretende comprar. Tal forma de comércio já é utilizada pela empresa automobilística Audi em Londres, na Inglaterra. Com essa postura, ela reduziu mais de 50% dos seus custos e, em contrapartida, constatou um aumento superior a 150% nos lucros. Essas mudanças significativas do varejo estão entre as características da 4º Revolução Industrial, também conhecida por Indústria 4.0. Destaque na abertura do 22º Enepe (Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Unoeste, o assunto foi apresentado por Marcelo Strama, subsecretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, na noite desta segunda-feira (23), no Espaço Solarium, campus II da universidade.

Após um resgaste histórico das demais revoluções industriais, Strama destacou que o momento é de transformação, sendo que a 4ª Revolução Industrial é marcada pela Internet of Things (IoT), tradução para Internet das Coisas. “Vamos pensar no sistema de cobrança de pedágio Sem Parar: o carro possui um chip que permite a abertura da cancela nas praças de pedágio; após a passagem, as informações vão para o sistema que encaminha para o sistema bancário e, posteriormente, ocorre o débito automático na conta do cliente. Todo esse processo não teve a participação humana, ou seja, é máquina se comunicando com máquina. Esse é um claro exemplo da IoT, todavia, esse processo, requer novas tecnologias que tragam expressivos ganhos de produtividade”, expõe.

Strama alerta ainda que, em terra de robôs, quem tem alta escolaridade poderá virar rei. “A demanda por funcionários no setor de engenharia mecânica deve subir ainda mais (cerca de 10%), a expectativa geral é que sejam criados 960 mil postos de trabalho, principalmente nas áreas de tecnologia da informação, além disso, número de empregos deve aumentar 6% nos próximos dez anos e a tendência é que o número de pessoas com alta qualificação aumente no mercado”.

Diante desse cenário, o subsecretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo chamou a atenção dos universitários presentes, para o fato de que não dá para pensar em parar na graduação. “Vim aqui para inspirá-los. É preciso ir adiante, pois o mundo se tornará cada vez mais competitivo. Aproveito também, para parabenizar a Unoeste por realizar esse tipo de debate, pois demonstra que a instituição está antenada às mudanças pelo qual, o mundo está passando”, conclui.

 

ENEPE 2017

Confira a programação do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe 2017), nesta quarta- feira (25/10), na Unoeste.

 

PROGRAMAÇÃO

8h - 8h15 - Abertura do 22º Enapi - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica

Prof. Dr. Adilson Eduardo Guelfi (Unoeste) pró-reitor de pesquisa e pós-graduação

Local: Auditório Azaleia, bloco B3, Campus II

 

8h15 - 10h - Conferência de Abertura

"Pontes para o futuro através da Inovação e Empreendedorismo"

Conferencista: Prof. Dr. César Augusto Souza de Andrade (UFPE)

Local: Auditório Azaleia, bloco B3, Campus II

 

10h - 12h – 6º Prêmio Científico da Unoeste

Ciências Agrárias - sala 312

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - sala 306

Ciências Exatas e Engenharias - sala 308

Ciências Biológicas e da Saúde - sala 305

Local: Salas, bloco B2, Campus II

 

10h - 12h - Exposição de Painéis

Local: Salão do Limoeiro, Campus II

 

10h30 - 12h15 - Comunicações Orais

14h - 17h – 6º Simpósio de Iniciação Científica - SIC PIBIC/CNPq/Unoeste

Local: Auditório Ipê, bloco B3, Campus II

 

14h - 16h - Apresentação de Painéis

Ciências da Saúde

Ciências Biológicas

Local: Salão do Limoeiro, Campus II

 

14h - 17h - Palestra

"O uso de recursos virtuais na Reabilitação Funcional"

Palestrante: Profa. Dra. Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani e Me. Maria Tereza Artero Prado.

Local: Auditório Primavera, bloco B3, Campus II

 

16h30 - 18h - Comunicações Orais

19h - 21h - Mesa Redonda

"Novas Profissões, emprego e empreendedorismo"

Debatedores: Profa. Dra. Arlete Aparecida Correa Meneguette (Unesp)

Prof. Dr. Edson Sadao Iizuka (Centro Universitário FEI)

Local: Auditório Azaleia, bloco B3, Campus II

 

19h30 - 22h - Comunicações Orais

 

RAPIDINHAS

Rádio Jovem é o tema da 10ª edição do Encontro com Locutores, que o Senac Presidente Prudente promove nesta quinta-feira, dia 26 de outubro.

O evento do Senac promove o encontro de profissionais do mercado de locução, com diferentes características, para discutir as possibilidades de atuação, as exigências e os diferenciais de cada um.

Encontro com Locutores contará com apresentação de Roberto Hais, locutor da Rádio Disney.

Advogado prudentino Aparecido Inácio de Medeiros apresentou a palestra “Reforma Trabalhista e seus Reflexos no Processo e na Advocacia”, ontem, na OAB de Piraju.

 

Ponto final: Esqueça o passado, viva o presente e construa um futuro.

Publicidade

Veja também