Monkeypox na região 

EDITORIAL -

Data 26/08/2022
Horário 04:15

Ainda não muito conhecida, mas, tem causado medo e preocupação. O mundo ainda atravessa a – esperamos que no caminho do fim – a pandemia do coronavírus. Todos muito traumatizados com os meses de isolamento, mortes, sofrimento. E, agora, chega a nova doença: a varíola dos macacos ou monkeypox.
E chegou oficialmente na região. Conforme noticiado, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente comunicou o primeiro caso de monkeypox (varíola dos macacos) no município, de acordo com o resultado analisado pelo IAL (Instituto Adolfo Lutz), divulgado na tarde de quarta-feira pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. 
O diagnóstico positivo refere-se a um homem de 31 anos, que viajou recentemente à capital paulista. O primeiro atendimento ao paciente aconteceu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Ana Jacinta na sexta-feira, dia 19, quando foram coletadas as amostras depois de constatado pela equipe que se tratava de um caso suspeito da doença.  
Como sempre a palavra é cautela. De acordo com o Ministério da Saúde, a principal forma de transmissão da varíola dos macacos ocorre por meio do contato direto pessoa a pessoa, chamado de pele a pele. Os sintomas são erupção cutânea (feridas na pele), febre, dores no corpo e na cabeça, ínguas, calafrios e fraqueza. Ainda segundo o Ministério da Saúde, uma das principais formas de transmissão da varíola dos macacos ocorre por meio do contato direto com pessoas infectadas (pele e secreções) e objetos contaminados. Nesse sentido, higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel antes de comer ou tocar no rosto é uma medida importante de prevenção da doença.
Vamos manter os cuidados e tentar acabar e frear o mais rápido possível esta doença que assusta todas as idades. Vamos buscar informação e ficarmos atentos, vigilantes nesta nova doença. Se informe e, mais uma vez, se cuide!

Publicidade

Veja também