Monte Verde é o destino de inverno

Distrito combina clima frio e romântico com preservação ecológica e esportes de aventura

TURISMO - DA REDAÇÃO

Data 29/12/2019
Horário 06:04
Estância fica a 1.500 metros de altitude e está cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira
Estância fica a 1.500 metros de altitude e está cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira

Clima de montanha acompanhado de paisagens deslumbrantes e os sons da natureza. Essa é a descrição que pode resumir a pequena cidade de Monte Verde, situada no município de Camanducaia, no alto da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Dotada de influências europeias, essa parte de Minas mistura pontos de agitação e calmaria e atrai turistas interessados em conviver com a natureza numa altitude alpina e clima frio, bem como casais em clima de romance.

O cenário oferecido pela cidade já valeria a visita. Monte Verde lembra uma pequena cidade cinematográfica com comércio ativo, bons restaurantes e muitas atividades de lazer. A gastronomia é uma mescla de aromas europeus e mineiros. Founde e strudell acompanhado de chá são algumas das delícias mais procuradas com temperaturas baixas no inverno e muito amenas no verão, o clima assume características típicas de região montanhosa. No inverno, o turista pode enfrentar índices negativos, por isso levar muitos casacos nunca é demasiado.

Com uma vegetação típica da Serra da Mantiqueira e com muitas araucárias, eucaliptos e pinheiros, a região é um verdadeiro oásis verde para apreciadores da natureza. Beija-flores de cores variadas e esquilos deixam a paisagem ainda mais bela.

A prática de atividades físicas ligadas às belezas naturais é uma boa opção para gastar energia e exercitar o corpo de maneira saudável. As trilhas, por exemplo, levam os visitantes aos picos mais altos da Serra da Mantiqueira: Pico do Selado, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Platô, Pedra Redonda. Há também opões de rafting, cavalgadas e quadriciclos. A vista de toda a vila pode ser conferida do aeroporto, cartão postal local. Outra opção para ver a bela paisagem do alto é dar uma volta a bordo de um monomotor.

Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a estância fica a mais de 1.500 m de altitude, está a 167 km da capital paulista, 420 km do Rio de Janeiro e a 456 km de Belo Horizonte.

História
A fundação de Monte Verde deve-se ao imigrante letônio Verner Grinberg. Em 1936, o jovem recém-casado atravessou a mata da Serra da Mantiqueira e logo se identificou com a região por se assemelhar à sua terra natal. Lá criou a Fazenda Pico do Selado e logo começou a ceder lotes para amigos conterrâneos, que passaram a construir e a viver ali. Após 16 anos, decidiu lotear parte da fazenda e atraiu letões, húngaros e alemães para a cidade de aspecto tipicamente alpino, cujo nome nada mais é do que a tradução literal do seu sobrenome.

Em meio a essa arquitetura natural, mas então bem mais recente, foi instalado o hotel mais sofisticado da região, o Kuriuwa Hotel. O empreendimento criou um espaço exclusivo para casais com muito conforto e diferenciais. Eleito em 2009, pelo Guia Quatro Rodas, como melhor hotel de charme, melhor quarto e melhor hotel para casais do Brasil, o local dispõe de apenas 17 disputadas moradas e uma sede, espalhadas pelos 20 mil m² que compõem o parque da propriedade.

Vale destacar as duas grandes moradas do Kuriuwa, que significa araucária, ou pinheiro grande, em Tupi Guarani, com projetos especiais de arquitetura com 100 e 130 m², reforçando a vocação romântica do ambiente para curtir um inesquecível momento a dois com direito a vários mimos.

O empreendimento também possui um Spa muito bem instalado, o Kuriuwa Bem-Estar, dedicado ao relaxamento e à prática de atividades saudáveis. Há também o serviço de Day Spa, destinado àqueles que não estão hospedados no hotel e querem desfrutar das terapias relaxantes e ter um dia agradável.

 

Serviço

COMO IR
A agência Cacilda Tour realizará excursão de Presidente Prudente para Monte Verde, de 8 a 12 de abril. Informações e reservas: (18) 3221-3122.

 

 

Publicidade

Veja também