Moradores ainda aguardam pediatra em unidade

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 11/12/2016
Horário 09:29
 

Na primeira vez que a reportagem esteve no Jardim Santana, os moradores reclamavam da falta de um pediatra no PA (Pronto-Atendimento) da UBS (Unidade Básica de Saúde) no período da noite. Dois anos e meio depois, os moradores continuam solicitando a presença do profissional. Consultada, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informou que os médicos escalados no PA do bairro "estão atendendo a contento quem procura o serviço, não havendo necessidade deste profissional no momento".

Jornal O Imparcial UBS do Jardim Santana, na zona leste, engloba pronto-atendimento no período noturno

Outro ponto negativo apontado pela doméstica Vilma Ferreira da Silva, 43 anos, é a demora para o agendamento de consultas. "Eu tenho um problema de saúde que requer que eu passe pelo médico a cada três meses, mas nunca consigo cumprir esse período, pois as consultas demoram muito", afirma. Em contrapartida, o aposentado Francisco Cordeiro, 71 anos, diz que em todas as vezes que frequentou a unidade foi bem atendido. É o mesmo caso da doméstica Elidia Leal, 76 anos, que define a UBS como "uma benção de Deus". "Eu gosto muito do atendimento da unidade, pois sou bem tratada", enfatiza.

O supervisor médico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Nereu Oguido, por sua vez, salienta que a UBS do Jardim Santana funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com agendamento prévio ambulatorial, ou seja, consultas agendadas com antecedência, e tem em seu quadro dois médicos clínicos gerais, um médico psiquiatra, um pediatra e um ginecologista.

Já no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e aos sábados e domingos durante 24 horas, opera no mesmo local uma unidade de pronto-atendimento, cuja entrada é pela rua lateral à entrada da UBS. Nesses horários, trabalham dois médicos e equipes para os atendimentos pediátricos e adultos de urgências e emergências médicas de baixa complexidade. Para situações mais graves, os casos são encaminhados ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. "De maneira geral, existe a falta de algumas especialidades médicas no mercado de trabalho de todo o país, entre elas, a de médico pediatra, daí a dificuldade de encontrarmos plantonistas para essa especialidade, entretanto, todas as UBSs da Secretaria Municipal de Saúde têm médico pediatra", pontua.

 
Publicidade

Veja também