Moradores da zona rural de Quatá são beneficiados com internet gratuita

Serviço disponibilizado pela administração municipal beneficia mais de 100 moradores; veja na matéria como se cadastrar

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 19/01/2023
Horário 07:11
Foto: Cedida
Programa Internet Rural da Prefeitura de Quatá beneficia mais de 100 moradores
Programa Internet Rural da Prefeitura de Quatá beneficia mais de 100 moradores

A Prefeitura de Quatá disponibiliza internet gratuita para moradores da zona rural, por meio do Programa Internet Rural, da própria administração municipal. Atualmente, são beneficiados mais de 100 moradores dos bairros: Água do Fogo, Granja Ueyama, Polaina e Torre de TV, que já contam com toda a infraestrutura de distribuição necessária como torres e antenas, adquiridas pelo Setor de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura.
Segundo a administração, para que os moradores da zona rural recebam os serviços é necessário residir em local com viabilidade técnica para recepção do sinal e, a partir daí, poderá ser feito o cadastro.

Como se cadastrar?

De acordo com a Prefeitura, o cadastro pode ser feito de forma presencial ou online. O formulário e outras informações podem ser encontrados no link: quata.sp.gov.br/conteúdos/internet-rural. Para realizar o cadastro presencial, é necessário ir até o Setor de TI, que fica no Paço Municipal, localizado na Rua General Marcondes Salgado Filho, nº 332, no centro. Os documentos necessários são: CPF, RG e comprovante de residência. É necessário ter um e-mail pessoal.
O serviço de internet é gratuito para os moradores das áreas rurais. O link de internet é fornecido pela Prefeitura e não há franquia ou taxas.
A administração solicita que o morador compre os materiais necessários e faça a instalação dos equipamentos como antena, roteador e cabeamento. Caso o morador já possua alguma antena, deve procurar um técnico para uma avaliação. O Setor de TI da Prefeitura informa que antenas que não operam na frequência 5.8 GHz não são capazes de captar o sinal transmitido. As dúvidas sobre os equipamentos podem ser solucionadas pelos analistas de TI e Comunicação da administração municipal.

Sem bloqueio de acesso

A Prefeitura informa ainda que não haverá bloqueio de acesso. Todos terão liberdade de navegar nos mais diferentes sites. O tratamento dos dados é realizado em conformidade com as normas regulatórias e legislação vigentes. São aplicáveis as mesmas regulações impostas por provedores comerciais.
A administração alerta que é proibida a retransmissão ou distribuição do sinal em qualquer hipótese, como emprestar para o vizinho por exemplo. A utilização e responsabilidade estão condicionadas à identificação do usuário responsável.
Para atender os usuários desse programa, a Prefeitura construiu uma infraestrutura exclusiva, totalmente separada da rede coorporativa da administração, garantindo maior segurança para a rede corporativa e para os usuários da internet rural.

Foto: Cedida


Administração solicita que morador compre equipamentos necessários e instale antena, roteador e cabeamento

Publicidade

Veja também