Moradores do Eldorado pedem faixa de pedestre perto de ESF

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 30/04/2017
Horário 13:17
 

Os moradores do Jardim Eldorado, localizado na zona oeste de Presidente Prudente, solicitam a pintura de uma faixa de pedestre ou a instalação de uma lombofaixa no cruzamento das ruas Dario Vincoleto e Coronel Albino, onde está localizada a ESF (Estratégia Saúde da Família) Belo Horizonte. A reivindicação visa garantir segurança para as pessoas que recorrem à unidade para atendimentos médicos ou farmacêuticos, uma vez que o trecho não dispõe de um dispositivo para inibir a alta velocidade dos veículos.

Jornal O Imparcial Rosana Albino da Silva diz que se preocupa com os idosos

O aposentado José Carlos de Souza, 67 anos, aponta que se houvesse uma faixa de pedestre, os motoristas passariam a respeitar os transeuntes, já que seriam obrigados a diminuir o ritmo no momento que se aproximassem da sinalização. Para ele, um redutor de velocidade também seria bem-vindo, pois os carros "passam com tudo". "Os mais apressados são de outros bairros. Os motoristas que moram no Eldorado sabem que existe um posto de saúde no cruzamento, então andam devagar", comenta. O aposentado José João Cavalcante afirma se sentir preocupado. "Aqui é um perigo. As pessoas têm que tomar muito cuidado na hora de atravessar", considera.

A operadora de caixa, Rosana Albino da Silva, destaca que a instalação desse tipo de sinalização já deveria ter sido providenciada, levando em conta que a passagem é bastante utilizada por indivíduos da terceira idade, muitas vezes debilitados. "Como eles passam devagarzinho, há o risco de serem atropelados. Uma faixa de pedestre ou lombofaixa aumentaria a segurança, já que é um ponto muito usado por aqueles que precisam da ESF", avalia.

A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), por meio de nota, informou que enviará uma equipe à rua onde se localiza a ESF para verificar a necessidade de implantar a faixa de pedestre ou algum dispositivo redutor de velocidade no local.

 

Ações

De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a ESF Belo Horizonte fomenta uma série de ações de prevenção e promoção da saúde, como acompanhamento da gestante e do bebê, consulta odontológica, curativos, dispensação de medicamentos básicos, distribuição de preservativos e contraceptivos, enfermagem, exame preventivo do câncer de colo do útero, grupo de educação em saúde, imunização (vacinas), atendimento médico, nebulização, planejamento familiar, atendimento do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), tratamento odontológico, atenção farmacêutica e testes rápidos de HIV (vírus da imunodeficiência humana), sífilis, gravidez e hepatites B e C, entre outros trabalhos. Além desta unidade, a população do Eldorado também é assistida pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Belo Horizonte.

 

ESTRUTURA DO BAIRRO

Ano de aprovação: 1965

Área de loteamento: 80.887 m²

Área verde: 8.135 m²

Quadras: 14

Construções: 327

Terrenos baldios: 25

População estimada: 1.300 habitantes

Fonte: Secom

 

SERVIÇO

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.

 
Publicidade

Veja também