Moradores do Itatiaia querem melhorias no transporte coletivo

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 17/09/2017
Horário 14:02

Moradores do Jardim Itatiaia, localizado na zona leste de Presidente Prudente, estão insatisfeitos com as condições do serviço de transporte coletivo ofertado no bairro e em suas imediações. Eles reclamam do descumprimento dos horários previstos para os itinerários e da lotação nos veículos. O cuidador Antonio Rodrigues, 64 anos, é um dos munícipes descontentes com a situação. Para ele, é preciso que as empresas de ônibus, junto à Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), “organizem melhor os cronogramas”, uma vez que os atuais estão todos “bagunçados”. “Os carros nunca passam no horário certo. Ou você fica esperando no ponto por muito tempo, porque eles estão atrasados, ou você perde o transporte porque vieram antes”, argumenta.

A cuidadora Maria Eliane Soares Macambira, 41 anos, aponta que, em “virtude de uma recente mudança nos horários”, os moradores acabam ficando perdidos na hora de pegar o ônibus. Segundo ela, a maior dificuldade é aos fins de semana, quando há um espaço de tempo maior entre um veículo e outro. O aposentado Jamir Alves, 83 anos, também lamenta o problema, sobretudo, pelo fato das companhias oferecerem uma quantidade “escassa” de itinerários. “Os poucos que têm ainda vão lotados. Às vezes, eu dou sorte de pegar algum assento vago”, expõe. A dona de casa Aline Rodrigues Galdino, 27 anos, avalia negativamente o serviço. “É muito ruim. Nem sempre atendem aos horários. Acredito que é necessário replanejar o sistema”, considera.

De acordo com o gerente de operações da TCPP (Transporte Coletivo de Presidente Prudente) e Pruden Express, José Ricardo Góis, o bairro em questão é assistido pela linha Jardim Itatiaia x Maré Mansa, com intervalo de 40 minutos entre um ônibus e outro, conforme determina a Semav. No entanto, outras linhas atendem também parte do trecho na zona leste, como, por exemplo, Cambuci x Ana Jacinta; Cambuci x Jequitibás; Santa Mônica x Cecap; e Santa Paula x Cambuci. O representante contrapõe que “não houve nenhuma alteração nos horários, os quais são mantidos há anos”. “Houve sim, há aproximadamente um ano, pequenos ajustes em parte do seu itinerário, os quais buscaram atingir a fluidez e segurança da linha”, esclarece.

 

ESTRUTURA DO BAIRRO

Ano de aprovação: 1970

Área de loteamento: 99.150 m²

Área verde: 10 mil m²

Quadras: 12

Construções: 276

Terrenos baldios: 18

População estimada: cerca de 1,2 mil habitantes

Fonte: Secom

 

SERVIÇO

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.

 

Publicidade

Veja também