Moradores do Watal Ishibashi solicitam urgência na entrega de UPA

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 16/04/2017
Horário 10:25
 

"Quem não tem plano de saúde, sente-se comprometido", argumenta a dona de casa Daniela Cortes Resol Oliveira, 38 anos, moradora do Parque Watal Ishibashi, em Presidente Prudente, a respeito da rede municipal de saúde. Assim como ela, outros munícipes estão insatisfeitos com o atraso para a entrega da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24 horas da zona norte e a demora no agendamento de consultas nas unidades mais próximas do bairro. Eles apontam como alternativa a instalação de uma ESF (Estratégia de Saúde da Família), a fim de dar celeridade aos atendimentos médicos.

Jornal O Imparcial Sesau prevê entrega de UPA para início do 2º semestre

Daniela afirma não entender por que a inauguração da UPA da zona norte segue sem previsão e afirma que o funcionamento imediato garantiria melhor tempo-resposta para as emergências locais, uma vez que o bairro está "muito distante" da unidade de pronto-atendimento do Ana Jacinta. "Imagina o tempo que você perde. Se a pessoa estiver sofrendo um infarto, morre antes de chegar lá. Até mesmo porque o sistema viário de Prudente não contribui para um deslocamento fácil", considera.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informa que a parte estrutural do prédio já está concluída, no entanto, ainda requer a aquisição de todos os equipamentos e mobiliários, que são adquiridos mediante processo licitatório. "São mais de mil aparelhos e objetos diferentes", frisa. Conforme a pasta, se não houver atrasos na licitação, a previsão é que o serviço seja inaugurado no início do segundo semestre. "A UPA terá capacidade para atender uma média de 300 pacientes por dia, vindos dos diversos pontos da cidade, sobretudo os moradores dos bairros da zona norte, caso do Watal Ishibashi, e leste", completa.

 

Espera

A aposentada Maria Aparecida Chagas, 56 anos, por sua vez, salienta que, embora a administração pública tenha reajustado o método de agendamento nas unidades de saúde, os pacientes ainda precisam entrar na fila de espera por uma consulta. Com o novo modelo, os agendamentos nas 18 ESFs de Prudente deixaram de ser encerrados assim que a cota daquela semana fosse atingida e passaram a ser feitos durante todo o expediente, das 7h às 17h, ainda uma vez por semana. Quando a cota é alcançada, a demanda é protelada para a semana seguinte. Com isso, a Prefeitura alegou que não há necessidade de o cidadão comparecer à ESF antes mesmo da unidade abrir.

Maria Aparecida destaca, no entanto, que como existe uma cota limitada para a semana, há pessoas que ainda madrugam na porta das unidades próximas para garantir a vaga. "Tenho a impressão que precisamos escolher o dia para ficar doente", aponta. O pedreiro Carlos Pereira da Silva, 27 anos, também lamenta a situação. "Marquei uma consulta e agora preciso ficar no aguardo. Como não tenho plano de saúde, esperar é o que me resta", lamenta.

Questionada sobre a demora no agendamento de consultas e a viabilidade de implantar no Parque Watal Ishibashi uma unidade própria, a Sesau comunicou que a população dispõe da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Guanabara, que funciona como pronto-atendimento 24 horas aos fins de semana e feriados; duas ESFs do Jardim Humberto Salvador; e UBS do Brasil Novo. " contam com estrutura suficiente para absorver a demanda dos bairros adjacentes", pontua.

 

ESTRUTURA DO BAIRRO

Ano de aprovação: 1978

Área de loteamento: 84.673 m²

Área verde: 19.710 m²

Quadras: 26

Construções: 364

Terrenos baldios: 61

População estimada: 1,5 mil pessoas

Fonte: Secom

 

SERVIÇO

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.

 
Publicidade

Veja também