Moradores solicitam manutenção de vias públicas

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 09/01/2018
Horário 12:36

Comerciantes e moradores da Avenida Ana Jacinta, uma das principais da Cohab, em Presidente Prudente, se queixam sobre as dificuldades em trafegar na via, principalmente pela pista direita. O problema maior se encontra na altura dos números 1.400 ao 1.800, onde são encontrados ondulações e buracos. Além disso, em outro ponto da cidade, no Residencial Servantes II, um buraco na Rua Domingos Pardo, esquina com a Joaquim Belmiro, também está desagradando os moradores.

Na avenida, o problema se agrava em horários de pico, bem como de entrada e saída da Escola Mirella Pesce Desidere, segundo o mecânico Jonathan Cardoso Lima, 22 anos, pois são os momentos em que o tráfego aumenta e forma um congestionamento, haja vista que os motoristas apenas utilizam a via da esquerda. Além disso, relata que já visualizou pessoas tropeçando e caindo, devidos às ondulações na via. “Trabalho aqui há um ano e sempre foi assim. As pessoas precisam ficar desviando e é perigoso”, diz.

O problema já se estende, no mínimo, há mais de um ano, conforme o corretor de imóveis Mario Antonio Caetano, 52 anos, que possui uma imobiliária instalada na avenida há 15 anos. Para ele, o principal problema é com os motoqueiros que, para desviar dos obstáculos, acabam invadindo pistas e podem provocar acidentes. “No horário de pico é um problema, tem muito movimento. Precisa fazer um recapeamento completo e de qualidade”, aponta.

Com esses problemas, o estudante Lucas Azevedo Rafael, 21 anos, já presenciou acidentes na avenida, em que uma moto se desequilibrou ao passar por cima das ondulações. Ele também nota que o problema já ocorre há mais de um ano e “piora em frente à UBS [Unidade Básica de Saúde] da Cohab e à escola, pois são os pontos com maior movimento”.

 

Residencial Servantes II

Residindo ao lado de onde o buraco se localiza, a cozinheira Andrea Rodrigues de Souza Oliveira, 37 anos, acompanhou o crescimento da abertura em meio ao asfalto, pois desde que se mudou para o bairro, há três anos, o problema já existia. Conta que, para tentar amenizar os transtornos, os moradores jogam terra e pedregulhos dentro do buraco, mas não duram muito tempo devido às chuvas. “Quem mora aqui já sabe da existência desse buraco e desviamos, mas os que vêm de fora não sabem e acabam passando em cima. Dependendo da velocidade pode causar acidente”, afirma.

O segurança Elton Bertunes dos Santos, 35 anos, é um dos moradores que tentam diminuir o problema jogando terra no local. O morador também fica preocupado com a ocorrência de acidentes, haja vista que, para desviar do buraco, os motoristas invadem a pista contrária. “O ideal seria fazer uma valeta para a água escoar direto para o bueiro. Este buraco já vai fazer aniversário pelo tempo que está ai”.

 

Resposta aos munícipes

Os apontamentos foram apresentados à Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), com o intuito de obter um posicionamento da administração pública, que se pronunciou dizendo que a Avenida Ana Jacinta será favorecida com a programação do recape após a conclusão das obras no Residencial São Paulo e da Rua Elson Nereu da Silva, próxima ao Cristo Redentor. A previsão é que o trabalho seja realizado no mês que vem, em fevereiro.

Com relação ao Residencial Servantes II, a Secom afirmou que a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) realizará uma obra para a construção de uma canaleta na área, que sirva para o escoamento da água, devendo ser iniciada na semana que vem.

Publicidade

Veja também