Moradores temem bichos de imóveis abandonados

Prefeitura vai enviar fiscais aos locais para verificar condições dos locais e, se for o caso, proprietários serão notificados

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 25/02/2017
Horário 09:30


Moradores de dois bairros de Presidente Prudente temem pela segurança, especialmente de suas crianças, em função de dois imóveis abandonados, os quais têm atraído, e também distribuído, diversas espécies de bichos, incluindo escorpiões amarelos. Na Rua Frederico Pitarelli, no Jardim São Gabriel, uma construção inacabada é que tem tirado o sono dos munícipes, enquanto que, na Rua Maria Trindade de Jesus, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, o alvo de reclamação é uma residência desocupada que abriga mato alto e pilhas de tijolos em sua entrada. A fim de sanar o problema, a Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação) vai enviar fiscais aos locais para verificar as condições dos imóveis e, se for o caso, os proprietários serão notificados para providências.

Jornal O Imparcial Construção inacabada tem tirado o sono de munícipes

No Jardim São Gabriel, a autônoma Tainara Rodrigues de Souza, 21 anos, que mora a poucos metros da casa inacabada, com um filho de 3 anos, se deparou com um escorpião amarelo no quintal da sua casa. "Levei um susto e chamei o vizinho para capturar o bicho. Colocamos em um pote com álcool e vamos colocar fogo", comenta. "Nossa preocupação é em relação às crianças, pois elas brincam na rua e isso tem se tornado cada vez mais perigoso, pois os bichos têm saído dessa residência, que está abandonada há pelo menos um ano", reforça a corretora de imóveis, Karina Kelli de Souza, 39 anos.

Já no Ana Jacinta, a preocupação é com outra casa que está abandonada, conforme informa a recepcionista, Jacqueline da Silva Manso, 29 anos. Ela mora ao lado e tem recebido diversos bichos em sua casa, como baratas, ratos e aranhas. Por conta dos entulhos no local desabitado, teme que escorpiões ataquem seus cachorros, já que nos últimos dias chegou a se deparar com três gatos mortos na calçada. "Já entramos em contato com a Prefeitura, mas nada foi feito. É ruim, principalmente para mim, que fico ao lado. A gente queria que algum responsável fosse notificado por isso", relata.

 

Irregularidades


A Prefeitura, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), informa que, caso sejam constatadas irregularidades nas propriedades, como mato alto, presença de entulhos, ausência de muros e calçadas, os donos serão notificados por carta e terão de 15 a 30 dias, dependendo da infração, para resolver o problema. "Vencido o prazo, a equipe agenda uma nova visita ao local para verificar se foram feitos os reparos e, em caso contrário, os proprietários serão multados", destaca. Pontua que os valores variam de acordo com o tipo de infração. Se for referente a mato alto, por exemplo, a punição é de 1,5 UFM (Unidade Fiscal do Município), o equivalente a R$ 5,20 para cada metro quadrado de área irregular. "Quando se trata de terreno público, a pasta encaminha solicitação à Sosp , para que seja providenciada a manutenção", explica.

 

Denúncias


A Seplan orienta a população que denúncias semelhantes podem ser feitas pelo telefone 156 e pelo Portal Digital, que também mostra um mapa das notificações aos donos de imóveis realizadas pela pasta. O endereço é www.prudentedigital.com.br/terrenos e dá acesso ao Sistema Prefeitura e Você. Para fazer uma solicitação é necessário realizar um breve cadastro. Depois disso é possível enviar solicitações, fazer reclamações, críticas e sugestões. "Estas solicitações serão direcionadas aos respectivos departamentos para análise e providências", ressalta.

 
Publicidade

Veja também