Morre, aos 79 anos, artista plástica Maria Neuza Rotta

Prudentina faleceu na manhã de hoje, por motivos ainda desconhecidos, conforme informações da família; ela deixa dois trabalhos inacabados

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/08/2020
Horário 14:41
Arquivo pessoal - Maria Neuza se dedicava à pintura desde a adolescência
Arquivo pessoal - Maria Neuza se dedicava à pintura desde a adolescência

Nas artes visuais, o expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva e que expressa sentimentos humanos. Foi neste misto de traços firmes, cores vivas e marcantes, além de um vasto e singular trabalho, que a prudentina Maria Neuza Rotta, 79 anos, construiu sua carreira. Hoje, dois trabalhos inacabados serviram como um adeus aos pincéis, mas suas obras serão eternizadas na cidade que ela tanto amou, Presidente Prudente. A artista plástica faleceu na manhã de hoje, por motivos ainda desconhecidos, conforme informações da família. 

A irmã, Léia Rotta, relembra que Neuza era artista desde a adolescência, quando começou a pintar seus primeiros quadros. “A vida dela era a pintura, inclusive, até ontem ela se dedicava às suas novas obras. Ela passou a vida se dedicando àquilo que ela mais gostava de fazer, pintar. Hoje, seu trabalho está espalhado por toda Presidente Prudente”, explica. 

No entanto, mesmo com duas obras agora inacabadas, a artista plástica será sempre lembrada pelo amor que tinha pelas pessoas, como retratado em uma de suas obras, “E o meu alimento”, a qual trouxe aos olhos de uma criança um mundo de sentimentos. “Ela era uma pessoa meiga, carinhosa, tranquila e amada por todos. É assim que iremos lembrar dela”, complementa Léia.  

 

Amor pela arte

A amiga, Ivonete Gonçalves Raposo, diz que Neuza era como uma irmã. “Além de amigas, éramos vizinhas, então, eu tinha ela sempre por perto. A Neuza sempre foi uma artista conceituada, contava com várias obras de destaque e ainda dava aulas particulares de pintura. A vida dela era isso”, relembra. Além do seu amor pela arte, Neuza também era oradora e dava palestras em centros espíritas. 

O corpo de Neuza será velado na Casa de Velório Athia e sepultado amanhã, em horário a confirmar, no Cemitério Municipal São João Batista, em Presidente Prudente.

 

Obra de Maria Neuza Rotta, em Presidente Prudente

Foto: Arquivo pessoal - Na obra “E o meu alimento”, artista trouxe aos olhos de uma criança um mundo de sentimentos

Publicidade

Veja também