Morre ex-vereador

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 12/04/2022
Horário 04:15

Na condição de integrante da legislatura de 1979 a 1983, Newton Alves Martins (1940-2022) fez parte do cinquentenário da Câmara Municipal de Presidente Prudente. Sua morte e sepultamento ocorreram ontem, aos 81 anos. Completaria 82 no dia 24 deste mês. 

PODER EXECUTIVO
Com o mandato tampão de seis anos para ajuste no calendário eleitoral, naquela ocasião o então prefeito Paulo Constantino cumpriu os 4 anos para os quais foi eleito e o vice-prefeito Benedicto Apparecido Pereira do Lago (1928-1988) assumiu por 2 anos. 

PODER LEGISLATIVO
Período em que houve três mesas diretoras da Câmara e na segunda delas Newton foi vice-presidente e chegou o ocupar a presidência por cerca de 30 dias. Naquela época eram 15 vereadores, dos quais 12 já morreram. 

ALGUNS NOMES
Agora, restam como testemunho vivo da 12ª legislatura os ex-vereadores Altamir Matheus da Silva, João Altino Cremenosi e Valdemar de Souza Mendes. Dos vereadores daquele período apenas um foi prefeito: Agripino Lima (1931-2018).

FIGURA AMIGA
Dentre algumas lembranças, o Plantão registra que Newton Alves Martins era uma figura presente da redação de O Imparcial, no centro da cidade. Amigo dos diretores Mário Peretti (1932-2010), Adelmo Vanalli (1934-2021) e Deodato da Silva. 

GRANDE GRUPO
Newton teve funções diferentes no Grupo Brasimac, que também tinha as lojas Brasutil Brasaço. Chegou a ser diretor de marketing, conforme lembra o diretor da Câmara Municipal, Laércio Alcântara, em conversa com o Plantão. 

PEDIU PARA SAIR
O médico Delton Ferraz deixa o cargo de secretário municipal de Saúde após 463 dias, desde a posse em 1º de janeiro de 2020. A médica infectologista Márcia Lima Dantas, que atuava no programa municipal DST/Aids, passa a chefiar a pasta em substituição ao médico ortopedista.

AGENDA REGIONAL
O deputado federal Coronel Tadeu (PL) tem agenda hoje em Prudente, que começa às 7h30 na Reitoria da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), seguindo no Hospital de Esperança e na Polícia Militar; depois em Mirante, Teodoro, Euclides e Rosana.

POSSÍVEL DOBRADA
Outro deputado federal ontem na agenda do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) para percorrer a região foi o seu correligionário Vanderlei Macriz; natural de Americana e que já foi sete vezes deputado estadual e presidiu a Assembleia Legislativa.

EM PRÉ-CAMPANHA
Na agenda de segunda-feira (11): Teodoro, Epitácio, Venceslau, Anastácio e Bernardes. Em pré-campanha pelo 10º mandato na Assembleia, Mauro Bragato fez visitas pontuais no domingo para moradores de bairros de Presidente Prudente.

FILIAÇÃO ENDOSSADA
Esteve sábado em Prudente o deputado federal Capitão Augusto (PL), vice-presidente nacional do partido. A visita foi para endossar a filiação do vice-prefeito Izaque Silva no partido; no qual o presidente Jair Bolsonaro está desde o final do ano passado.

PRESENCIAL E ONLINE
Também no sábado, o ex-prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (DEM), recebeu em Prudente o pré-candidato a deputado estadual Marcelo Hercolin e o pré-candidato a deputado federal Fernando Marangoni teve participação online.

Publicidade

Veja também