Morre sócio-proprietário da lanchonete Tio Patinhas

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 07/07/2016
Horário 09:13
 

Sócio-proprietário da lanchonete Tio Patinhas, tradicional ponto localizado no calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, em Presidente Prudente, o comerciante Antônio Carlos Moreno faleceu na manhã de ontem, aos 84 anos. Ele estava internado em virtude de complicações por uma pneumonia e não resistiu à evolução do quadro clínico. Seu corpo está sendo velado desde ontem na Casa de Velório Athia, porém, tanto o horário como o local do sepultamento não haviam sido divulgados até o fechamento desta edição.

Jornal O Imparcial
Antônio Carlos Moreno

Nascido em 3 de junho de 1932, em Piraju (SP), Antônio Carlos Moreno era casado com a artesã Alice Villar Cristante Moreno, com quem teve cinco filhos. O comerciante desembarcou em Prudente em meados de 1966, onde esteve à frente de duas panificadoras durante 22 anos, até adquirir, em 1983, a lanchonete Tio Patinhas, em sociedade com Edson de Almeida Ferreira.

No local, o comerciante atuou durante anos, dividindo as responsabilidades do atendimento no caixa e dos serviços administrativos com o sócio. Tanta dedicação ao comércio local o levou a integrar a diretoria da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) por 14 anos. Entidade da qual exerceu o cargo de presidente por duas gestões consecutivas, de 1974 a 1978.

No comando da Acipp, Antônio Carlos Moreno encabeçou lutas e conquistas importantes para o comércio prudentino, conforme relata o atual presidente da entidade, Ricardo Anderson Ribeiro. Ele teve participação decisiva na fundação do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), bem como da implantação do calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei.

"Foi um dos que encabeçou a luta pela construção e instalação do calçadão em Prudente, em virtude de sua influência política e comercial em âmbitos municipal e estadual. Portanto, sua atuação foi de suma importância para o desenvolvimento do comércio da cidade e sua história ficará como exemplo de empreendedor, administrador e de cidadão de bem", comenta Ricardo Anderson.

 

Comerciante Símbolo

Sua importância ao comércio local ficou evidente a partir de uma condecoração oferecida no ano passado pela Acipp, em parceria com o Sincomércio. Antônio Carlos Moreno foi homenageado, juntamente com seu sócio na lanchonete Tio Patinhas, com o mérito Visconde de Cairu 2015. A reverência salienta a atuação empreendedora de comerciantes e industriais de diversos segmentos da cidade e, na ocasião, honrou a dupla com o prêmio de Comerciante Símbolo 2015.

 
Publicidade

Veja também