Morre Virgílio Tiezzi, ex-prefeito de Prudente com gestão marcada por ações sociais e obras de infraestrutura

Engenheiro faleceu nesta segunda-feira, aos 71 anos, em decorrência de câncer de próstata; ele assumiu Prefeitura em 1983, aos 31 anos de idade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/06/2023
Horário 13:36
Foto: Reprodução/Redes sociais
Virgílio Tiezzi Júnior esteve à frente do Executivo municipal de 1983 a 1988
Virgílio Tiezzi Júnior esteve à frente do Executivo municipal de 1983 a 1988

O ex-prefeito de Presidente Prudente, Virgílio Tiezzi Júnior, morreu nesta segunda-feira, aos 71 anos, em decorrência de um câncer de próstata. Ele residia na capital paulista.

O corpo será velado na Câmara Municipal de Presidente Prudente a partir das 14h e o sepultamento ocorrerá às 17h, no Cemitério Municipal São João Batista.

De acordo com a casa de leis, Tiezzi esteve à frente do Executivo municipal de 1983 a 1988, quando o mandato teve a duração de seis anos, sendo escolhido entre outros sete candidatos, incluindo Agripino de Oliveira Lima Filho, que ficou em segundo lugar naquele pleito.

No começo deste ano, quando sua gestão completou 40 anos, o ex-prefeito relembrou, em uma rede social, o momento em que assumiu o mandato, aos 31 anos de idade. “Cheio de ideias, muito fôlego e compromisso político, consegui realizar quase tudo da proposta ‘Tiezzi Mariano’”, ressaltou. “Com o tripé desenvolvimento social, econômico e qualidade de vida, demos um tremendo salto na forma de governar uma cidade média com parcos recursos e resultados, reforma administrativa e gestão moderna!”, recordou.

O ex-gestor também pontuou a realização de ações sociais “promovendo o ser humano, com apoio e assistência, especialmente as crianças e jovens”. “Desenvolvimento econômico com instalação do distrito industrial, construção do shopping center em parceria com iniciativa privada, ação na economia agrícola e turismo com balneário de águas quentes e centenas de eventos culturais. Água e esgotos em 100%, saneamento ambiental na zona leste, 3.388 casas, pavimentação de 85% dos bairros, duplicação da Rodovia Raposo Tavares [SP-270] e estrada na zona rural pavimentada em 42 quilômetros”, acrescentou.

“Depois de seis anos, Prudente estava entre as 10 melhores cidades do Estado! Missão cumprida com muito orgulho e paz no coração!”, pontuou.

Ativo em um grupo de uma rede social com recordações de Prudente, Tiezzi também compartilhava lembranças familiares e de ações de seu governo, como a inauguração do então Balneário de Águas Quentes, que, mais tarde, recebeu o nome de Termas de Presidente Prudente após um concurso cultural popular promovido pela Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento). Hoje, o local é o Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas.

Na ocasião, 28 de abril de 1984, o ato contou com a presença do então governador André Franco Montoro. “Foi uma obra pública que prestava um excelente serviço. Vinham caravanas de todo o Estado, principalmente da colônia japonesa, usar as qualidades das águas”, mencionou na postagem.

Foto: Reprodução - Tiezzi com ex-governador André Franco Montoro na inauguração do Balneário de Águas Quentes

Em sua gestão, também foi construída e entregue a pista de skate do Parque do Povo, no ano de 1988.

Além disso, em uma postagem nas redes sociais, o Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antonio Sandoval Netto”, em tributo ao ex-prefeito, citou que, em sua gestão, a Fundação Museu passou a ser também Arquivo Histórico, por meio da lei nº 2.438/1985. “Criando assim nosso Arquivo Histórico, tão importante para a preservação da história da nossa cidade e fonte de pesquisa para a população prudentina e toda a região. Descanse em paz, nossas sinceras condolências aos familiares”, escreveu.

O ex-prefeito Virgílio Tiezzi Júnior também foi candidato a deputado federal nas eleições de 1994 e de 1998. Em 2000, voltou a concorrer ao cargo de chefe do Executivo em Prudente, ficando atrás de Agripino de Oliveira Lima Filho e Everaldo Santos Melazzo.

Até a data da morte, o ex-prefeito atuava como engenheiro em São Paulo.

Foto: Reprodução/Redes sociais - Tiezzi acompanhado da mãe e da esposa dele

Luto oficial

A Prefeitura publicou nesta terça, em edição extraordinária do Diário Oficial do município, um decreto que declara luto oficial de três dias na cidade em sinal de pesar pelo falecimento do ex-prefeito.

Nas redes sociais, a administração publicou que Tiezzi “teve uma gestão marcada por ações sociais e obras de infraestrutura, que garantiram o desenvolvimento da cidade, sobretudo nas áreas mais afastadas do centro”.

O prefeito Ed Thomas (sem partido) lamentou a morte de Tiezzi. "Uma perda inestimável para a história de Presidente Prudente. O ex-prefeito Virgílio Tiezzi Júnior, falecido ontem, deixou sua marca definitiva no desenvolvimento da cidade, levando obras de infraestrutura e saneamento a áreas que ainda não dispunham de condições mínimas, além de atuar na valorização da cultura, do esporte, da educação e diversos outros segmentos", escreveu em uma rede social.

"No início da nossa gestão, Izaque [Silva, PL] e eu tivemos a honra de recebê-lo no gabinete para reviver um pouco da história política prudentina e os desafios da administração pública. Uma conversa que rendeu muito aprendizado. Que Deus possa confortar o coração de todos os familiares e amigos desse ilustre filho de Prudente", completou.

Publicidade

Veja também