Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! chega pela primeira vez ao interior de SP

Realizada pelo Consulado da Alemanha e pelo Sesc SP, ação leva filmes dirigidos por cineastas alemãs a Prudente, Piracicaba e São José do Rio Preto

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/01/2024
Horário 18:47
Foto: Divulgação
Filme “Casulo”, de Leonie Krippendorff, sensível retrato da adolescência e descobertas da juventude
Filme “Casulo”, de Leonie Krippendorff, sensível retrato da adolescência e descobertas da juventude

O ano de 2024 tem especial importância para a Alemanha, pois nele serão celebrados os 200 anos de imigração alemã no Brasil. O primeiro evento em comemoração à efeméride tem foco no feminino e atuação no interior paulista. A quarta edição da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! chega às cidades de Presidente Prudente, Piracicaba e São José do Rio Preto com cinco filmes e 11 exibições. Todos legendados em português e gratuitos. A mostra é realizada pelo Consulado da Alemanha em São Paulo e pelo Sesc São Paulo e conta com o apoio do Goethe-Institut.

Um dos destaques da mostra é o filme “Casulo”, que será exibido hoje. Nele, a diretora Leonie Krippendorff conta os dilemas da jovem Nora de 14 anos, percebendo as mudanças da adolescência e a descoberta da sexualidade, tudo com um olhar muito único e sútil da direção. Também será apresentada a trama “A Última Execução”, baseado na história real da última execução na antiga RDA. Reflexões sobre as relações humanas acompanham os títulos “Preciosa Ivie”, “A Filha” e “A Semente”. 

A atual cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg, primeira mulher a assumir o cargo em 150 anos de representação alemã no Estado, destaca: “A mostra chega em seu quarto ano ainda mais forte na busca por trazer cinema de qualidade com o feminino e reforçando assim a luta pela igualdade. Também estamos muito felizes em alcançar cidades fora da capital e nelas iniciar as comemorações dos 200 anos de imigração alemã no Brasil. Festejamos este jubileu num momento de grande dinâmica nas relações entre o Brasil e Alemanha que são parceiros estratégicos de longa data”.

A primeira edição da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! foi realizada em 2020 na plataforma Sesc Digital devido à pandemia. A mostra apresentou ao público brasileiro um recorte da diversidade cultural alemã, com títulos como “Transtorno Explosivo”, de Nora Fingscheidt, e “24 Semanas”, de Anne Zohra Berrached, premiados no Festival de Berlim.

PROGRAMAÇÃO

Presidente Prudente 
Sescsp.org.br/prudente

“Casulo” 
(Dir.: Leonie Krippendorff, Alemanha, 2020m, 95 min, 14 anos) 
Elenco: Lena Urzendowsky, Jella Haase, Lena Klenke, Elina Vildanova, Anja Schneider
É verão. Nora, 14 anos, está entrando na metamorfose da infância para a vida adulta. Ela tem de lidar com as mudanças no corpo, a primeira menstruação e a paixão pela fascinante Romy, enquanto a pele queimada pelo sol descasca e as lagartas giram no casulo. 
Dia 9, terça, às 20h (retirada gratuita de ingressos)

“A semente” 
(Dir.: Mia Maariel Meyer, Alemanha, 2021, 97min, 12 anos) 
Elenco: Hanno Koffler, Dora Zygouri, Anna Blomeier, Andreas Döhler, Robert Stadlober 
O primeiro trabalho como gerente de uma obra é a grande chance de Rainer, que, forçado pelo valor dos aluguéis na cidade, acaba de se mudar com a esposa grávida e a filha de 13 anos, Doreen, para uma casa de campo carente de reformas. Ao mesmo tempo que Doreen se envolve, junto às novas amizades, em pequenas maldades e delitos, Rainer é rebaixado no trabalho e se torna o líder de uma crescente resistência.  
Dia 16, terça, às 20h (retirada gratuita de ingressos)

“A filha” 
(Dir.: Mascha Schilinski, Alemanha, 2017, 103 min, 12 anos) 
Elenco: Helena Zengel, Karsten Antonio Mielke, Artemis Chalkidou
Quando Jimmy e Hannah conseguem um comprador para a casa de férias em Santorini, retornam a esse local, onde se separaram, junto com Luca, a filha de sete anos de idade. Longe da vida cotidiana, algo inusitado acontece: Jimmy e Hannah voltam a se apaixonar. No entanto, Luca, sob a ameaça de perder seu lugar no trono da família, tenta sabotar o reencontro do casal. 
Dia 23, terça, às 20h (retirada gratuita de ingressos)
 
“A última execução”
(Dir: Franziska Stünkel, Alemanha, 2021, 106 min, 14 anos)
Elenco: Lars Eidinger, Devid Striesow, Luise Heyer
Sinopse: Berlim Oriental, 1981. O ambicioso cientista Franz Walter é recrutado pelo Serviço de Segurança do Estado e enviado para uma missão estrangeira na Alemanha Ocidental. Ele logo se mete em problemas por causa de sua atitude cada vez mais crítica em relação ao sistema e é acusado de espionagem e isso trará consequências para sua vida e a de sua família. Baseado na história real da última execução na antiga RDA. 
Dia 30, terça, às 20h (retirada gratuita de ingressos)


 

Publicidade

Veja também