Mostra de cinema italiano do Sesc Thermas exibe, gratuitamente, "A Doce Vida”, hoje
Clássico de Fellini é o penúltimo filme do ciclo, que ainda apresenta “Estamos Todos Bem", no dia 25 de outubro
Nas terças de outubro, o projeto Cine Bosque apresenta o especial Cine Italiano, com a exibição de filmes clássicos produzidos na terra da pizza. Hoje, é a vez de "A Doce Vida", sétimo longa-metragem do diretor Federico Fellini, que é considerado um dos maiores cineastas do século passado. A sessão ocorre no Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente, às 19h30, com entrada gratuita.
Conhecido por ser uma poderosa crítica à sociedade do espetáculo, o filme "A Doce Vida" se passa em Roma e conta a história de Marcello Rubini (Marcello Mastroianni), um jornalista especializado em escrever fofocas sobre estrelas de cinema, visões religiosas e a aristocracia decadente para tabloides sensacionalistas. Pautado para cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank (Anita Ekberg) à capital italiana, Marcello logo fica mais íntimo da americana, pois está totalmente fascinado pela beleza dela.

"A Doce Vida" se passa em Roma e conta a história de Marcello Rubini, um jornalista
O inusitado casal percorre os pontos turísticos da cidade, como a Praça de São Pedro, as Termas de Caracalla e a Fonte de Trevi, onde acontece uma das sequências mais famosas do longa-metragem, na qual Sylvia resolve tomar um banho com roupa e tudo, enquanto Marcello tenta achar leite para um gatinho que a atriz tinha visto nas ruas.
Além de ter se tornado um dos grandes clássicos do século 20, "A Doce Vida" foi responsável, ainda, por cunhar o termo paparazzi, que descreve os fotógrafos intrusivos que cobrem celebridades. O apelido veio do personagem Paparazzo, fotógrafo que trabalha com o protagonista e foi interpretado por Walter Santesso.
Entre outros prêmios, "A Doce Vida" levou a estatueta de "Melhor Figurino – Preto e Branco" no Oscar 1962 (além de ter sido indicado nas categorias "Melhor Diretor", "Melhor Roteiro Original" e "Melhor Direção de Arte – Preto e Branco"). O filme de Fellini foi também o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 1960.
Último filme
A mostra especial Cine Italiano termina na última terça-feira de outubro, dia 25, quando será exibido o filme Estamos Todos Bem (1990), de Giuseppe Tornatore.
Serviço
Cine Bosque de Outubro – Especial Il Cine Italiano
A Doce Vida
Quando: Hoje
Horário: Bosque do Sesc
Grátis
Classificação indicativa: 14 anos