Mostra do Seminário marca aniversário do HR

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 26/02/2016
Horário 10:31
 

Para marcar o aniversário de 19 anos do Hospital Regional "Doutor Domingos Leonardo Cerávolo", e seis anos do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Presidente Prudente, celebrados esta semana, pacientes, colaboradores e visitantes podem prestigiar a exposição fotográfica itinerante "Imagens de uma Vocação", que traz registros históricos dos 50 anos do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja. A mostra está instalada na recepção principal do HR até dia 28 de fevereiro.

A exposição fotográfica conta com 35 imagens, retiradas do arquivo permanente do seminário, e é uma das atividades da programação comemorativa do Jubileu de Ouro da instituição. De acordo com o Seminário Diocesano, "o objetivo é manter viva a memória da população em geral, de modo particular dos fiéis diocesanos, e retratar os principais momentos históricos que marcaram a trajetória deste espaço vocacional".

Jornal O Imparcial Exposição traz registros históricos dos 50 anos do Seminário Nossa Senhora Mãe da Igreja

O diretor administrativo do hospital, Frei Jacó, considera um "privilégio" estar entre as instituições selecionadas para receber o trabalho. "Além de o HR exercer um papel extremamente importante no contexto regional, por ser a maior unidade de saúde do Oeste Paulista, também temos o compromisso de ser uma fonte de cultura e informação a nossos pacientes. Dessa forma, estamos honrados em dar visibilidade à história de uma instituição tão respeitada como o seminário diocesano", diz.

Depois deixar o HR, a exposição vai percorrer outros pontos importantes da cidade, como clubes, centros culturais e comerciais, hospitais e instituições de ensino médio e superior e as paróquias da Diocese.

 

História de vocação


Como publicado neste diário, o Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente foi fundado em 1966 com a finalidade de formação inicial de futuros padres, que depois de concluírem ali os estudos passam a fase final de educação de ensino superior em outras cidades. Atualmente, são 30 alunos que cursam o Ensino Médio e o Propedêutico (estágio preparatório para o ingresso na Faculdade de Filosofia), dois padres formadores, seis funcionários e 53 professores voluntários.

"Este é um detalhe importante do Seminário: todos os professores atuam sem receber salário algum. Desde o início da história da unidade houve uma boa intenção dos profissionais de ensino da cidade para a formação dos jovens e assim a tradição continua até hoje", denota o reitor do seminário, padre Gerisvaldo Silva Viana.

Nestes 50 anos de existência, o Seminário recebeu 1.045 jovens estudantes e formou 92 padres e religiosos. "A maioria dos seminaristas que não chegou ao ministério sacerdotal tornou-se cidadão bem-sucedido no mundo do trabalho e nas relações humanas", afirma o reitor.
Publicidade

Veja também