Mostra exibe beleza e raridade de orquídeas até amanhã em Prudente

“Herdei as plantas e o dom de cultivar orquídeas do meu pai, João Kiyoshi Nagata. Na época em que faleceu, tínhamos uma coleção que praticamente dobrei, tendo hoje mais de 20 mil", orgulha-se Nagata.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 27/09/2014
Horário 09:06
 

Não há como resistir ao perfume que exalam as flores na primavera! Assim como muita gente também não resiste um passeio ao shopping. Então neste sábado e domingo, das 8h às 22h, o público que for até o Parque Shopping Prudente poderá unir o útil ao agradável. É que no interior do estabelecimento, está instalada até amanhã, a 36ª Exposição Regional de Orquídeas, uma parceria do shopping com o Círculo Prudentino de Orquidófilos.

Segundo Diva Marques de Castro, uma das integrantes da organização do evento, estão disponíveis aproximadamente 300 variedades da planta com preços bastante acessíveis a partir de R$ 5 .

A empresária Elaine Cristina Ortega aproveitou a manhã de ontem para garantir mais uma orquídea. "Qualquer flor possui uma beleza muitas vezes sem explicação, mas eu me encantei por elas, que transcendem qualquer beleza", frisa.

Jornal O Imparcial No local, estão disponíveis cerca de 300 variedades da planta, com preços bem acessíveis

Quem também deu um jeito de ir até o espaço para comprar sua flor foi o senhor Valdecir Aparecido Sanches, que não é nenhum grande colecionador, mas também nenhum principiante no cultivo das plantas, tendo em seu orquidário cerca de 80.

 

Algumas dicas

O orquidicultor, Luiz Toyosako Nagata, filho do precursor deste evento e do Círculo Prudentino, explica que entre as orquidáceas, as que mais se destacam são as Cattleyas, que possuem as mais belas flores de cores variadas, muito resistentes e de cultivo relativamente fácil.

As plantas se adaptam melhor ao clima ameno, entre 15 e 25 graus. Entretanto, ainda segundo ele, existem espécies que suportam temperaturas mais baixas, bem como mais altas. "Neste ano, a florada antecipou devido ao clima, mas acredito que durante a primavera meus viveiros devam ficar ainda mais floridos", prevê Nagata.

Além do clima e da temperatura, o produtor salienta que a luminosidade também interfere na qualidade da florada. Segundo ele, "o ideal é manter as plantas sob uma tela com luminosidade entre 50 e 70%, dependendo da insolação local. Ainda assim, existem espécies que necessitam mais ou menos de sol", ressalta.

Ele dá algumas dicas básicas para quem quer ter uma orquídea em casa, mas acha sensível demais: o vaso muito grande não é indicado; ao se plantar uma, o bulbo deve ficar junto à parede do vaso, pois assim permite o crescimento adequado em direção ao lado oposto; 1/3 do vaso deve ser preenchido com cacos de telhas para que a drenagem ocorra perfeitamente; as orquídeas, em sua maioria, toleram mais o tempo de estiagem a períodos chuvosos e/ou regas excessivas; a adubação deve ser feita de 15 em 15 dias ou de acordo com as recomendações para diferentes gêneros, entre outras.

"Herdei as plantas e o dom de cultivar orquídeas do meu pai, João Kiyoshi Nagata. Na época em que faleceu, tínhamos uma coleção que praticamente dobrei, tendo hoje mais de 20 mil", orgulha-se Nagata.

 

36ª EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS

Local: Parque Shopping Prudente

Quando: de 26 a 28 de setembro

Horário: das 8h às 22h

Endereço: rua Siqueira Campos, 1.545, vila São Jorge, Presidente Prudente

Entrada: franca
Publicidade

Veja também