Motociclistas participam de palestra preventiva

Estar sempre atento ao que ocorre à sua volta, se concentrar, manter a distância dos veículos.

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 24/05/2015
Horário 09:16
 

Assuntos como a realidade do trânsito em Presidente Prudente, campanha Maio Amarelo, pilotagem segura e direção defensiva, foram tratados ontem pela manhã em palestra ministrada aos 32 motociclistas e motoristas de O Imparcial. Segundo Vânia Nilva Ferreira, chefe administrativa do impresso e presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), semestralmente a ação de treinamento e capacitação é realizada com o objetivo de manter a segurança dos funcionários, especialmente, os que compõem o quadro do setor de entrega de jornal. Os palestrantes foram Renato Gouvêa de Jesus, 37, pedagogo do Departamento de Educação para o Trânsito, da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública); Roberto Sena, 36, gerente da Lucari Motos Yamaha e instrutor de pilotagem defensiva; e Átila Vasque, especialista em mecânica.

Jornal O Imparcial Funcionários participaram de palestra na manhã de ontem

Jesus explicou o porquê da campanha internacional decretada como a década Mundial de Prevenção de Acidentes (2011/2020) pela ONU (Organização das Nações Unidas), e ainda relatou sobre o trabalho dos agentes da secretaria e dos policiais militares no trânsito. "Respeitar as normas de trânsito é a primeira prevenção. 90% dos acidentes ocorrem por alguma infração. E um dado importante é que só é considerada morte de trânsito aquela em que a pessoa vai a óbito no local. Dessa forma, as estatísticas são três vezes maiores do que são reveladas", expõe o pedagogo.

"Fazer um check list antes de sair pilotando é imprescindível. Uma pilotagem segura começa ainda com a moto parada onde devem ser verificados todos os itens e dispositivos de segurança, desde a lubrificação da corrente, setas, e capacete. Estar sempre atento ao que ocorre à sua volta, se concentrar, manter a distância dos veículos. Isso é o básico para assegurar sua vida e do outro", salienta  Sena.
Publicidade

Veja também