MPE cobra da Prefeitura prudentina fiscalização em agências bancárias

Ainda de acordo com o secretário, as multas aplicadas aos bancos podem ser de cerca de R$ 830 e de aproximadamente R$ 1,6 mil em caso de reincidência, “podendo, inclusive, ocorrer a cassação do alvará de funcionamento dessas agências", detalha.

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 10/04/2014
Horário 08:06
 

A 2ª Promotoria de Justiça de Presidente Prudente instaurou ontem um inquérito civil para apurar a fiscalização de competência da Prefeitura sobre o tempo de espera dos clientes nas agências bancárias do município. A informação é do promotor André Luís Felício. "Nossa intenção é verificar se o Executivo está cumprindo a lei municipal que determina essa fiscalização", explica. "Se não observarmos essa atuação por parte da administração municipal, acionaremos os bancos diretamente", completa. De acordo com Felício, até mesmo uma ação civil pública pode ser instaurada contra a Prefeitura em caso de omissão.

Jornal O Imparcial As filas são "constantes" nos bancos de Prudente, apontaram vereadores, em moção

"Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizam essa fiscalização, porém, é fundamental que a população denuncie os abusos à secretaria e ao Procon, para que possamos tomar as ações necessárias", afirma o secretário da pasta, Aristeu Santos Penalva de Oliveira.

"O tempo de demora na fila pode ser de 20 minutos nos dias normais ou de 30 minutos em vésperas de feriado, no último dia de cada mês e no quarto e quinto dias úteis", explica o secretário. "Além disso, as agências precisam ter o etiquetador com a distribuição das senhas além do display para anunciá-las", completa. As exigências estão no texto da Lei Municipal 6.362/2005. Ainda de acordo com o secretário, as multas aplicadas aos bancos podem ser de cerca de R$ 830 e de aproximadamente R$ 1,6 mil em caso de reincidência, "podendo, inclusive, ocorrer a cassação do alvará de funcionamento dessas agências", detalha.

A reportagem entrou em contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para mais informações a respeito das irregularidades, mas não obteve retorno até o fechamento dessa edição.

 

Moção de repúdio


A discussão a respeito da demora nas filas dos bancos começou com uma moção de repúdio aprovada na segunda-feira pela Câmara de Vereadores em relação à Febraban, cuja autoria foi dos vereadores Ênio Luiz Tenório Perrone (PSD) e José Carlos Roberto, Café (PT). O texto destaca que a moção é devido ao "atendimento deficiente aos clientes e usuários, que sofrem com filas enormes nos bancos de Presidente Prudente, enquanto são cobradas taxas abusivas e seus lucros são astronômicos".

O vendedor prudentino Hamilton Pereira, 53 anos, sente na pele os problemas da demora no banco. "A gente acaba perdendo todo o dia só para isso", conta. "Agora mesmo eu fiquei quase 50 minutos para ser atendido. Outro dia cheguei a ficar mais de uma hora esperando e o problema é que são sempre poucos atendentes", afirma, indignado. O empresário Antônio Ruiz, 57 anos, também sofre com a demora. "Eu sempre levo pelo menos 30 minutos, às vezes até uma hora", afirma. "É muita perda de tempo e o pior é que quando você é atendido eles ainda são mal educados", reclama.

 

+MAIS

Para denunciar as irregularidades nos bancos, a Sedepp recomenda que os clientes guardem a etiqueta retirada na entrada da agência, na qual consta o horário de chegada. No caixa, é necessário solicitar que o funcionário do banco registre o horário no qual ele foi atendido. Com a prova em mãos, é preciso se dirigir ao Procon (Rua Júlio Tiezzi, 220 – centro) ou à Sedepp (Rua Adib Jorge Tannus, 50, Jardim Bongiovani).
Publicidade

Veja também