Muito mais que cor, grafite preenche o vazio com mensagens de esperança

EDITORIAL -

Data 30/04/2021
Horário 04:15

Há mais de um ano, em função da pandemia do novo coronavírus e os riscos de contágio, vivemos - ou pelo menos deveríamos viver – isolados. Só ir às ruas quando extremamente necessário. Ter contato apenas com quem divide a mesma casa. Se encontrar com alguém, manter pelo menos 2 metros de distância, fazer o uso de máscaras e álcool em gel. Uma rotina extremamente necessária, mas que cansa. Não é fácil ficar longe de quem amamos e, muito menos, perder quem amamos. Vivemos com medo, angustiados e tristes, vendo tanta gente ao nosso redor indo embora. 
Centros culturais fechados. Festas e eventos tradicionais cancelados. Competições esportivas sendo adiadas. Barzinhos e restaurantes encerrando atividades. Escolas vazias e aulas continuando suspensas. 
Nestes tempos sombrios, de tanta insegurança e incerteza, qualquer ato de amor, carinho e solidariedade, qualquer mensagem ou palavra otimista é bem vinda. E este trabalho vem sendo muito bem executado por dois grandes profissionais da cidade, através da técnica do grafite: Itamar Xavier e João Célio.
 Recentemente, O Imparcial mostrou a revitalização que foi feita pelos artistas, no muro da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Guanabara de Presidente Prudente. A obra, que também foi executada no muro da UPA do Ana Jacinta - é uma homenagem, muito bonita e justa, aos profissionais da saúde, que têm sido verdadeiros heróis no enfrentamento à pandemia. Além de levar um pouco de esperança aos pacientes que diariamente ali buscam atendimento.
Já nesta semana, quem passou a receber o projeto artístico foram as escolas João Franco de Godoy (Navio), Domingos Ferreira de Medeiros, Juraci Meneses Peralta, Odette Duarte da Costa e Catarina Martins Artero, que pertencem à rede municipal de ensino. Pensando na retomada das aulas presenciais, que pode acontecer a qualquer momento, Itamar e João Célio resolveram desejar boas vindas aos alunos, com mensagens motivacionais nas portas e nos muros das unidades. Quem passa pelo local recebe um... “Você é linda”, Tenha fé”, “Você é especial”, “Seja corajosa”... frases que fazem bem a qualquer hora.
Trabalhos como esses já vinham sendo feitos, seguindo todas as medidas de segurança, em pontos de ônibus e até mesmo em escadarias da cidade... São obras ricas em traços e detalhes, capazes de despertar a curiosidade e, mais do que isso, promover a interação com o público e transmitir mensagens, sentimentos, críticas, opiniões e pensamentos, sobre os mais diferentes e importantes temas. Além de embelezar a área, a arte de rua tem feito, com certeza, muita gente sorrir.
 

Publicidade

Veja também