Multicampeã, Kumizaki assume aulas em Regente

Tenho certeza que, com sua bagagem e a competência, nossos alunos terão um respaldo importante na iniciação e formação no caratê", comemora Carvalho.

Esportes - Jean Ramalho

Data 12/02/2014
Horário 08:10
 

A carateca Valéria Kumizaki sacramentou uma parceria com a Prefeitura de Regente Feijó para ministrar aulas de caratê por meio do Programa Atleta do Futuro (PAF), que é mantido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). O edital de contratação foi assinado em 23 de janeiro e publicado oficialmente neste diário em 8 deste mês. O acordo prevê uma vigência de 12 meses, com um custo de R$ 24 mil. De acordo com a gestora do programa, Ana Lúcia de Melo Carvalho, 54 anos, a atleta ficará responsável ainda pelas aulas da modalidade no Centro de Atividade Física (CAF), assim como pela formação de uma equipe competitiva na cidade.

Jornal O Imparcial Prudentina orienta cinco turmas pelo PAF e um projeto social; contrato tem duração de 12 meses

Atualmente, a prudentina ocupa a primeira colocação no ranking da Confederação Brasileira de Caratê (CBK), pelo kumitê (combate), na categoria sênior, até 55 quilos (kg), com 104 pontos. Além disso, recentemente, a Federação Mundial de Karatê (WKF na sigla em inglês) divulgou a lista dos melhores atletas da modalidade na temporada passada pela Primeira Divisão do Circuito Internacional. Kumizaki fechou o ano no primeiro lugar de sua classe, com 1.290 pontos.

"A Valéria é uma atleta muito ligada à Regente, a família dela é praticamente toda da cidade. Ela tem um currículo muito expressivo dentro da modalidade, então, é inexplicável a sensação de tê-la envolvida em nosso projeto. Tenho certeza que, com sua bagagem e a competência, nossos alunos terão um respaldo importante na iniciação e formação no caratê", comemora Carvalho.

Iniciadas em 6 deste mês, as aulas são ministradas as terças e quintas-feiras, em cinco horários ao longo dos dias, na sede do PAF. Conforme a gestora, das 8h às 9h e das 14h30 às 15h30, o curso é voltado exclusivamente para alunos do programa do Sesi, com idade entre 8 e 13 anos. Das 9h às 10h e das 15h30 às 16h30, Carvalho explica que as aulas compreendem integrantes do projeto social do CAF, que é mantido pela Prefeitura. Já no período noturno, das 19h às 20h30, a intenção da coordenação é trabalhar com atletas com idade acima de 16 anos, com o objetivo de formar uma equipe competitiva no município.

 

Projeto flexível


Recém-chegada de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde disputou o Aberto Internacional, entre 30 de janeiro e 2 deste mês, a prudentina revela, que além de Regente, recebeu uma proposta para realizar um trabalho parecido em Itajaí (SC). Contudo, os horários flexíveis e a disponibilidade para viagens oferecidas fizeram a carateca optar pelo projeto regentense.

"Sou uma atleta em atividade e represento o Brasil em vários torneios ao longo do ano, então, preciso viajar constantemente. A oferta de Regente foi muito flexível com relação a isso. Quando precisar, poderei viajar e deixar alguém monitorando o projeto no meu lugar", relata Kumizaki, que vai comandar cinco turmas do PAF.

Se a questão chave foram suas viagens, a prudentina já sabe qual será seu próximo compromisso com as cores do País. Em 24 deste mês, a carateca embarca com a delegação da CBK para uma temporada de dez dias de treinamentos no Rio de Janeiro visando os Jogos Sul-Americanos, que ocorrem de 13 a 16 de março, em Santiago, no Chile. Antes, Kumizaki comenta que dividirá seu tempo entre os treinos e as aulas em Regente, com a proposta de formar não apenas atletas, mas principalmente cidadãos.

"Está sendo muito importante para minha carreira. Não serei atleta para sempre. Portanto, além de ensinar, terei a oportunidade de aprender, pois, cada vez que viajar para outros países terei contato com novas técnicas e poderei repassá-las para meus alunos. Sei que muitos deles não serão atletas, mas será uma oportunidade para cooperar na formação do indivíduo", afirma a experiente carateca.

 

 

SERVIÇO

COMO SE INSCREVER

Entre os alunos do PAF, a coordenação do programa disponibilizou 30 vagas para cada turma da modalidade. Porém, segundo a gestora do programa, Ana Lúcia de Melo Carvalho, as aulas voltadas ao projeto social do CAF não possuem limite de inscritos. Para se inscrever, os interessados devem comparecer na sede do PAF regentense, localizado à Rua Júlia Mesquita, 418, no centro da cidade. O candidato deve estar munido com documentação de identificação e, em caso de menor de idade, deve estar acompanhado do pai ou do responsável.
Publicidade

Veja também