Municípios do DRS de Prudente seguem para fase laranja do Plano São Paulo

Na 10ª RA, atividades não essenciais poderão voltar a funcionar em 43 cidades; outras 10, que pertencem ao DRS de Marília, continuam na fase vermelha

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 29/01/2021
Horário 13:36
Foto: Divulgação
Governo do Estado anunciou mudanças no Plano São Paulo no início da tarde de hoje
Governo do Estado anunciou mudanças no Plano São Paulo no início da tarde de hoje

O governo do Estado de São Paulo anunciou, na tarde de hoje, mais mudanças no Plano São Paulo, com a intenção de conter a proliferação do novo coronavírus. E com a nova atualização, o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), de Presidente Prudente, avançou da cor vermelha para a laranja. Nesse patamar, atividades econômicas consideradas não essenciais podem voltar a funcionar.

Por outro lado, o DRS-9, de Marília (SP), permanece na fase mais restritiva.

A 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo é composta por 53 cidades, sendo que 43 pertencem ao DRS de Prudente e 10 ao DRS de Marília (veja no final da matéria).

Durante a coletiva de imprensa, o Estado frisou o índice de ocupação de leitos no DRS de Prudente, que está em 73,4% (conforme última atualização), o que motivou a reclassificação de fase.

Já no DRS de Marília, a taxa divulgada pelo governo paulista é de 83,4%, o que coloca esta região em alerta maior e, consequentemente, resulta na permanência na fase vermelha.

Regras de funcionamento

Cabe lembrar que o governo estadual também alterou as regras para o funcionamento das atividades econômicas durante a fase laranja. Diferentemente de antes, agora a capacidade limitada foi de 20% para 40% de ocupação para todos os setores. Além disso, o horário de funcionamento máximo de estabelecimentos passa a ser de oito horas por dia, e não mais quatro.

Os parques estaduais podem abrir; há proibição de atendimento presencial em bares; assim como existe restrição de atendimento presencial até as 20h em todos os estabelecimentos.

Na fase laranja, podem funcionar os shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral, mas com adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas e teatros também podem funcionar.

A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, frisou que houve um “grande avanço, resultado de um trabalho da população e dos setores de atividade econômica”.

A chefe da pasta até mesmo destacou as regiões de Prudente e Sorocaba (SP) nessa melhora. “Sabemos o sacrifício de todos, estamos em contato com os setores, mas ainda contamos com a colaboração de todos para que o cenário continue em evolução”, frisa.

Além disso, valendo para o todo o território paulista, como já ocorre desde o início da semana, até mesmo para os DRSs que operam na cor laranja, o Estado determinou que, entre 20h e 6h dos dias de semana, bem como aos finais de semana, o funcionamento será conforme a fase vermelha.

Municípios que pertencem ao DRS de Presidente Prudente:

Alfredo Marcondes
Álvares Machado
Anhumas
Caiabu
Caiuá
Dracena
Emilianópolis
Estrela do Norte
Euclides da Cunha Paulista
Flora Rica
Iepê
Indiana
Irapuru
Junqueirópolis
Marabá Paulista
Martinópolis
Mirante do Paranapanema
Monte Castelo
Nantes
Narandiba
Nova Guataporanga
Ouro Verde
Panorama
Paulicéia
Piquerobi
Pirapozinho
Presidente Bernardes
Presidente Epitácio
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Rancharia
Regente Feijó
Ribeirão dos Índios
Rosana
Sandovalina
Santa Mercedes
Santo Anastácio
Santo Expedito
São João do Pau D'alho
Taciba
Tarabai
Teodoro Sampaio
Tupi Paulista

Municípios que pertencem ao DRS de Marília:

Adamantina
Flórida Paulista
Inúbia Paulista
Lucélia
Mariápolis
Osvaldo cruz
Pacaembu
Pracinha
Sagres
Salmourão

Publicidade

Veja também