Municípios promovem “Dia D” da campanha de multivacinação

Com o objetivo de vacinar 95% das crianças e adolescentes, Santo Anastácio e Álvares Machado preparam muita diversão para este sábado

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 05/10/2023
Horário 07:10
Foto: Cedida
Municípios do oeste paulista se preparam para realizar o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação
Municípios do oeste paulista se preparam para realizar o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

A Prefeitura de Santo Anastácio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, desde o dia 2 de outubro, uma campanha de vacinação abrangente voltada para a população com idade inferior a 15 anos, que encerra no dia 31 deste mês.

Para intensificar essa campanha, neste sábado (7), ocorrerá na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Orlando Bertolli (Postão) o “Dia D”, das 8h às 17h. Um dia inteiro voltado para vacinar o máximo de adolescentes possível.

De acordo com o enfermeiro Rodolfo Carneiro, o objetivo até o final desta campanha nacional é que 95% destes adolescentes estejam com a carteira de vacinação em dia. “Neste sábado, teremos um dia voltado para essas crianças e adolescentes, com playground, balas, balões, pipoca e algodão doce, do lado externo da UBS, após receberem as vacinas em atraso. Esperamos que os pais e responsáveis se unam a nós e incentivem seus filhos a receberem essas doses que salvam vidas”.

Segundo a secretária da Saúde de Santo Anastácio, Selma Zambelli, “o objetivo é garantir a saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes”. “A vacinação é uma das maneiras mais eficazes de protegê-los contra diversas doenças. A vacinação é essencial para proteger nossos filhos e toda a comunidade contra doenças evitáveis”. 

Álvares Machado

Em Álvares Machado, o “Dia D” vai ser realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) Maria Maia e na ESF (Estratégia Saúde da Família) do Parque dos Pinheiros, das 8h às 17h. Para se vacinar, a criança ou adolescente deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis, portando a caderneta de vacinação.

PARA CRIANÇAS: BCG, hepatite B, rotavírus humano (VRH), DTP+Hib+HB (penta), pneumocócica 10 valentes, meningocócica C (conjugada), febre amarela (Atenuada), sarampo, caxumba, rubéola (SCR), sarampo, caxumba, rubéola e varicela (SCRV), hepatite A (HA), difteria, tétano, pertussis (DTP), difteria, tétano (dT), papilomavírus humano (HPV), varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23*) - vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

As vacinas disponíveis para a população alvo de menores de 15 anos são a BCG; hepatite B; penta (DTP/Hib/Hep B); vacina pneumocócica 10 valente; VIP (vacina inativada poliomielite); VRH (vacina rotavírus humano); meningocócica C (conjugada); VOP (vacina oral poliomielite); febre amarela; tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba); tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela); hepatite A; DTP (tríplice bacteriana); varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).

Publicidade

Veja também