Museu de PP realiza mostra em homenagem à Revolução de 32

Ainda na história da Revolução, consta que da capital, o coronel José Soares Marcondes enviava cartas de incentivo aos voluntários para a luta.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 27/06/2013
Horário 09:49
 

Quando Presidente Prudente tinha apenas 15 anos de fundação, São Paulo vivia a Revolução Constitucionalista de 1932. Assim sendo, ficou a cargo dos guardas prudentinos defenderem os setores das regiões da Alta Sorocabana e das fronteiras do Norte do Paraná, com apoio dos estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e da Força Pública do Estado de São Paulo. Diante desse fato histórico, o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antonio Sandoval Netto realiza de 9 de julho a 2 de agosto, a mostra: "1932 – Presidente Prudente na Guerra Paulista".

De terça-feira a sábado, será possível visitá-la das 8h às 17h. Já aos domingos e feriados, das 12h às 17h. O acervo fotográfico do Museu e Arquivo Histórico, além de documentos e peças de memória, ficarão expostos com o objetivo de mostrar ao público a importância da luta paulista, da qual Prudente participou ativamente. A exposição faz ainda uma homenagem a todos que acreditaram no ideal constitucionalista de 1932.

Ainda na história da Revolução, consta que da capital, o coronel José Soares Marcondes enviava cartas de incentivo aos voluntários para a luta. O batalhão era formado por voluntários de todas as classes sociais. Também dos sítios e fazendas vieram empregados e patrões que se juntaram ao efetivo e foram ao campo de luta.

Já os prudentinos deixaram seus nomes inscritos na história da Revolução, junto com inúmeros outros de todo o Estado de São Paulo, lembrados pela bravura e firmeza na defesa de seus ideais, como o tenente Nicolau Maffei e o tenente Cassimiro Dias de Almeida, major Felício Tarabay e Dr. José Foz.  Nomes esses gravados na memória do povo prudentino e homenageados nas ruas principais da cidade e na própria praça central, que relembra a data da história do Estado de São Paulo: Nove de Julho.
Publicidade

Veja também