Museu de Prudente é reaberto com exposição de troféus

Das quase mil peças incluídas no acervo da unidade, 780 relíquias do esporte prudentino já foram catalogadas pela equipe

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 02/05/2021
Horário 09:00
Foto: Marcos Sanches
No local, foi feita uma vitrine para expor os materiais
No local, foi feita uma vitrine para expor os materiais

Com a fase de transição do Plano São Paulo, o Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, de Presidente Prudente, foi reaberto nesta semana e conta com uma novidade para os visitantes e amantes do esporte prudentino: são quase mil troféus que foram incluídos ao acervo da unidade.
Desde total, até o momento, 780 já foram catalogados pela equipe do museu e podem ser conferidos pelos visitantes. São importantes relíquias do esporte prudentino, alguns bem antigos conquistados na década de 1950 como do Campeonato de Natação, outro  de 1960  referente ao Campeonato de Ciclismo, entre outras datas e modalidades.
“Esses 780 troféus catalogados já foram incorporados à nossa exposição. Fizemos uma vitrine para expor esses materiais, vamos trocando sucessivamente a cada mês, sempre mudando e atualizando o acervo, para que sejam contempladas todas as modalidades e expostas aos visitantes”, ressalta a diretora do museu, Valentina Romeiro Flores.

“A VISITAÇÃO É FEITA RESPEITANDO AS MEDIDAS DE SEGURANÇA, NO MÁXIMO DEZ PESSOAS PODEM FICAR NA SALA DE EXPOSIÇÃO. NÃO É PRECISO AGENDAR, APENAS AGUARDAR NA PARTE EXTERNA A LIBERAÇÃO DO ESPAÇO, SEMPRE COM USO DE MÁSCARA E ÁLCOOL EM GEL”
Valentina Romeiro Flores

O museu recebeu da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), os troféus obtidos pelos atletas prudentinos ao longo da história da cidade, alguns de nível nacional e internacional. “Uma curiosidade é que colocamos em exposição um troféu que completou 14 anos ontem, dia 1º de maio, uma referência ao Dia do Trabalho, conquistado em um torneio de futsal feminino realizado em 2007”, revela Valentina.

Visitas são limitadas

O Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto foi reaberto no último dia 27. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das13h às 17h; e, aos sábados, das 9h às 17h.  A visitação segue todos os protocolos de segurança.
“A visitação é feita respeitando as medidas de segurança por conta da pandemia, no máximo dez pessoas podem ficar na sala de exposição. Não é preciso agendar, apenas aguardar na parte externa a liberação do espaço, sempre com uso de máscara e álcool em gel”, ressalta a diretora do museu.

SAIBA MAIS
Esse trabalho de conservação e valorização dos troféus é uma determinação do prefeito Ed Thomas em respeito à história do esporte prudentino, após constatar o estado de má conservação dos mesmos em janeiro deste ano. O chefe do Executivo encontrou as peças amontoadas em uma das salas do Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, em condições inadequadas de conservação. Assim, determinou a transferência do patrimônio para o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto.

Foto: Marcos Sanches

Troféus foram obtidos pelos atletas prudentinos ao longo da história da cidade, em diferentes modalidades

Publicidade

Veja também