Museu de Prudente é reinaugurado com novas expografias

SINOMAR CALMONA

Cristiana Pasquini, arquiteta responsável pelo projeto de revitalização do museu municipal

COLUNA - Sinomar

Data 16/09/2023
Horário 05:15
Foto: Francinara Nepomuceno

O Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto foi reinaugurado na quinta-feira, 14 de setembro, data que marcou os 106 anos de Presidente Prudente, e contou com apresentações musicais e lançamento de novas expografias. Com início das obras em março desse ano, o museu recebeu diversas melhorias, como a reforma do salão de exposições, adequações de acessibilidade e aquisição de equipamentos. Conforme a diretora, Valentina Romeiro, além da nova expografia, também haverá exposições comemorativas, a exemplo da exposição fotográfica “50 Anos Unoeste”. “De outubro a dezembro, nossa agenda já está lotada, como visitações de escolas nos três períodos. A expectativa de público até o final do ano é de 3 mil pessoas”, informou Valentina. (Com Francinara Nepomuceno)

PROAC
Durante a reabertura oficia do Museu e Arquivo Histórico de PP, a arquiteta Cris Pasquini, responsável pelo projeto de revitalização, explicou que os investimentos usados nas adequações do museu só foram possíveis com apoio de convênios do Estado e do Conselho de Arquitetura, além da iniciativa privada. Ao todo, a revitalização custou aproximadamente R$ 480 mil, sendo através do ProAc (Programa de Ação Cultural) e do Conselho de Arquitetura. Já o investimento total ficou na ordem de R$ 600 mil. De acordo com a arquiteta, o projeto foi desenvolvido para atender a curadoria do paulistano Jan Brasil, que organizou o espaço em cinco temáticas: povos ancestrais, o museu como prédio, história da cidade, Revolução de 1932 e resgate histórico de objetos. “Quando me ele trouxe a narrativa de como a história deveria ser contada, eu reorganizei todo o espaço”, explicou Valentina.
 
CURADORIA
Em suas andanças nas cidades paulistas, Jan Brasil, como profissional de museus e da Cultura, lançou uma proposta para tornar o Museu e Arquivo Histórico uma referência. Assim, o objetivo da curadoria foi reverenciar os povos indígenas; apresentar ao público a história do município e sua gestão; valorizar e destacar as contribuições do povo e de seus movimentos para o desenvolvimento da cidade. “É uma proposta baseada na inclusão, na acessibilidade, no respeito aos povos originários da região e da população negra”, frisou. Jan também salientou que todo o projeto seguiu as definições do Código de Ética do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
 
MODERNIZAÇÃO

Visando modernizar o museu, os novos equipamentos foram subsidiados com recursos do ProAC, como notebooks, televisores, kit multimídia e um Skanner A0, que poderá ser utilizado para digitalizar parte do arquivo histórico da cidade, permitindo consultas on-line.
 
Fotos: Francinara Nepomucendo


Yuri Reis, secretário municipal de Cultura


Izaque Silva, Marília Marton, Ed Thomas, Tiago de Oliveira, Yuri Reis e Cristiana Pasquini


Cris Pasquini apresentou a equipe que ajudou a montar a nova expografia


Marília Marton, secretária estadual de Cultura, Economia e Indústrias Criativas


Jan Brasil, curador da nova expografia


Valentina Rome¬iro, diretora do museu prudentino

Publicidade

Veja também