Música & agro: Escrito um capítulo histórico da pecuária e da raça nelore no Brasil

Cristiano Machado

Foram, ao todo, 108 lotes; leilão foi considerado recorde para os padrões brasileiros

COLUNA - Cristiano Machado

Data 26/05/2022
Horário 07:08
Foto: Divulgação

Dividido em três etapas, o 1º Leilão Fazenda Terra Prometida, realizado no último fim de semana, em Porto Nacional (TO), alcançou resultado de aproximadamente R$ 40 milhões em movimentação financeira. Realizado pela dupla sertaneja Henrique & Juliano e convidados, em parceria com a Nelore Paranã, ofertou mais de 100 lotes.
Mais importante que as cifras, o evento entrou para a história e foi celebrado como o maior do Brasil por reunir alguns dos principais criadores e selecionadores de nelore do país e oferecer ao mercado da pecuária nacional o melhor da genética bovina. "Escrevemos um capítulo da [história] da raça [nelore]", celebrou, ao final do evento, o cantor Henrique.
Em pronunciamento emocionado, ele agradeceu a presença dos parceiros, colaboradores, os selecionadores, à “música”, em referência à profissão que escolheram, aos fãs e amigos, chamados de “turma”.
O artista também fez questão de agradecer aos pecuaristas do Tocantins e fez uma ressalva especial à Marília Mendonça, cantora que faleceu em novembro do ano passado e era parceira da dupla em alguns projetos musicais. "Não somos e não fazemos nada sozinhos. A música nos permitiu fazer o que estamos fazendo hoje."
Foram, ao todo, 108 lotes de prenhezes, bezerras, aspirações, fêmeas e machos Nelore ofertados por ambos os criatórios e pelos mais de 30 convidados especiais. Entre os destaques, ESPN Javanesa, Nelina FIV do Mura, Pintura da RFA e Namorada da Di Genio, fêmeas reconhecidas e produtoras de animais altamente valorizados.
O leilão, com a chancela da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), ocorreu na propriedade da dupla, a Fazenda Terra Prometida, em Porto Nacional (TO). O cantor Leonardo e a dupla Gian & Giovani se apresentaram durante o evento.
Confira os detalhes do evento no www.norteagropecuario.com.br

Divulgação

Henrique (esq), da dupla com Juliano: "A música nos permitiu fazer o que estamos fazendo hoje."
 

Presidente da ACNB destaca qualidade dos animais ofertados

Em entrevista ao "Norte Agropecuário no Rádio", de Palmas (TO), e ao "Agro & Negócios", de Presidente Prudente, o presidente da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), Nabih Amin El Aouar, falou com entusiasmo sobre o evento. "Foi fabuloso, especialmente pela qualidade do rebanho ofertado, além de extremamente valorosos", destacou.
Ele disse que o leilão "deixou uma marca, uma história para a raça nelore" no Brasil. "Contribuirá muito para o fomento da raça nelore, como também para a pecuária brasileira de corte."
Para o presidente da entidade, a palavra que resume o leilão é "extraordinária". "Presenciamos um leilão magnífico, com quebra de recorde em cima de recorde. Foi extraordinário. Mostrou a pujança da pecuária brasileira e a força do nelore", comentou. "O evento da [fazenda] Terra prometida, mas com participação de muitos parceiros, vai alavancar e incrementar o setor. Com simpatia e alegria em receber e promover um evento de tal porte, [a dupla Henrique & Juliano] proporcionou a quebra de recorde geral e também em muitos animais ofertados", finalizou.
Confira a entrevista na íntegra no www.norteagropecuario.com.br

Texto Rural/Divulgação

Nabih Aouar: "Presenciamos um leilão magnífico, com quebra de recorde em cima de recorde. Foi extraordinário. Mostrou a pujança da pecuária brasileira e a força do nelore"


“Hoje existe uma falta muito grande de recursos financeiros para investimento no setor aquícola. O Feap vem preencher esse espaço". 
Daniel Aigner, assessor técnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, sobre o Feap (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), presente na Aquishow Brasil 2022 divulgando informações sobre a linha de crédito Projeto de Aquicultura e Pesca Sustentável.

Publicidade

Veja também