Música: expressão e comunicação

EDITORIAL -

Data 31/03/2023
Horário 04:15

A música é uma arte. Uma das mais lindas e emocionantes formas de dizer e externar sentimentos, seja na letra. “É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana”.
A vida é feita por sons e ritmos que marcam nossa trajetória. Quem não tem uma música que lembra de algo, momento, alguém? A música atrais sorrisos, boas memórias, diminui a saudade e afaga a alma. Transcende gerações, é eterna. 
A Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes é uma referência desta arte em Presidente Prudente. Faz parte da história de muita gente e continua batendo na porta de quem deseja se embebedar de música. E em 2022 completa 71 anos de fundação. Há quem diga que a escola democratizou o ensino da música em Prudente e se tornou referência. E, que bom que isso aconteceu. O Imparcial trouxe um material especial sobre esta instituição cuja história se entrelaça com a história da cidade.
Como publicado, a escola tem ex-alunos instrumentistas em grandes orquestras, outros que são maestros no Brasil e fora do país. Anualmente tem o curso técnico de nível médio que dá certificação pelo MEC (Ministério da Educação). Ou seja, todos os anos lançam no mercado técnicos em música que podem não só trabalhar enquanto profissionais que ensinam música, mas como músicos em grupos de música popular, de choro, bandas, orquestras, de bar.
“A música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento”. Quem bom ter esta escola em Presidente Prudente, um pedestal para esta arte milenar que só oferece coisas boas.
 

Publicidade

Veja também