Músico cria hino em homenagem ao centenário de PP

Para Jotacê Cardoso, cidade representa uma nova fase em sua vida, ao dar-lhe a oportunidade de atuar dentro da área cultural

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 26/02/2017
Horário 08:23


Natural de Pirapozinho, mas que pulsa em seu coração um amor singular por Presidente Prudente, Jotacê Cardoso, que desde 2007 é delegado da Ordem dos Músicos do Brasil aqui no município, compôs um "hino" em homenagem ao centenário da cidade! Como ele sempre agradece com um "Abraço em Sol Maior", esse artista conta que seus pais vieram para cá em 1976, mas sua casa mesmo, comprou em 1995. E desde 2004, vive aqui com sua amada Nelma Maria de Santana Mélo, ou apenas Nelma Mélo.

Jotacê diz que a cidade representa uma nova fase de suas vidas, uma nova oportunidade ao aceitar a proposta do casal, de trabalhar e atuar dentro da área cultural onde, ao voltarem da capital paulista para cá, notaram a necessidade de atuação.

Jornal O Imparcial Partitura do hino Centenário de Presidente Prudente foi disponibilizado pelo produtor musical, aos interessados

"Presidente Prudente representa para nós o retorno a uma vida maravilhosa com nível fantástico. Apreciamos a geografia, os itens da natureza, o ar, as pessoas. Enfim, tudo. Amamos nossa cidade. Minha pernambucana Nelma já se tornou uma prudentina. São 13 anos aqui!", exclama o compositor e produtor musical.

O agente cultural acredita que é importante os munícipes promoverem homenagens à cidade, pois é no mínimo uma ação que demonstra amor, gera orgulho e estimula o desenvolvimento. "Se houver interesse das autoridades, a canção está liberada para todos, isenta de direitos autorais. Ficaria honrado caso fosse oficializada, mas sei que isso depende de lei municipal. Repito, qualquer cantor, coral, grupos musicais, bandas podem gravar sem problemas, com tudo liberado . O título "hino" é por uma questão de amor e respeito ao nosso município", destaca Jotacê.

 

Há possiblidade!

Em contato com a Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, para saber quais os procedimentos para que um hino se torne oficial, a informação foi de que para tal, é preciso se tornar lei, por meio de um PL (Projeto de Lei) de autoria parlamentar que, se aceito, seguiria todos os trâmites como qualquer outro projeto.

Mas, para isso, o autor precisa primeiro apresentar o hino que fez, assim como uma proposta, para que algum vereador, ou todos, se interesse e possa elaborar o PL, criando o possível "Hino Oficial do Centenário".

Como é ser músico na cidade, no Estado, país... "Ser músico profissional por aqui é muito difícil, pois existem poucos espaços para o fomento artístico. Poucos bares com música ao vivo, poucos projetos, etc... Geralmente, os profissionais de música têm outra atividade paralela para sobreviver", lamenta Jotacê.

Apesar de ser multi-instrumentista, seu instrumento do coração é o violão (classic guitar). Desde 2004, ele apresenta com Nelma Mélo o show "Sertão Brasil", que mistura elementos da cultura pernambucana com a nossa cultura caipira. É também diretor da Faapp (Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente), que neste ano se dará no mês de maio, no Centro Cultural Matarazzo e, juntamente com o Clube do Meio Artístico, comemora 40 anos de existência.

 

Breve biografia

José Carlos Cardoso, conhecido artisticamente como Jotacê Cardoso, é um músico autodidata, que começou lá pelos 10 anos de idade tocando trompete, trombone e bombardino em igrejas evangélicas, aprendeu leitura musical logo cedo, começou a escrever arranjos aos 16 anos e a tocar piano aos 20, se apresentando por 12 anos no Hilton São Paulo Hotel, quatro anos na Rede Eldorado de Hoteis. Acompanhava cantores na noite paulistana.

Suas primeiras composições surgiram aos 15 anos. Hoje, tem mais de 250 melodias, entre canções e instrumentais devidamente registradas e editadas. Em São Paulo, trabalhava fazendo transcrições de partituras para as editoras e particulares. Na Orquestra Carinhoso, trabalhou por quatro anos e meio como arranjador e tecladista, publicou várias apostilas na área de música e de violão. O mais recente foi em 2012, o livro "Iniciação ao violão" com o selo Clube do Meio Artístico.

Apesar de desde 2007 ser o delegado da Ordem dos Músicos do Brasil em Prudente, ele ainda toca. Se apresenta em shows com sua Nelma Mélo, os dois são produtores musicais, agentes de cultura do Clube do Meio Artístico. Deus aulas em São Paulo no Musart, escola de música e arte no Conservatório Frèdèric Chopin, entre outros.

 

 

 

"HINO": CENTENÁRIO DE PRESIDENTE PRUDENTE


Autoria: Jotacê Cardoso


 

Cem anos da nossa cidade

Alegres vamos celebrar

Felizes com a nossa história

Desde Marcondes (e) Goulart

 

A Sanbra, o IBC,

Matarazzo vieram trazer

Nova gente de outros lugares

Desenvolvendo a cidade

 

Centenário de Presidente Prudente

Avante, caminhando

Sempre seguindo em frente

 

II

Das linhas da Sorocabana

Começou crescer a cidade.

Com bairros, comércio e café

E hoje, tão grande que é

 

E o povo acolhedor

Recebe todos com amor

Pôr do sol, seus jardins

Do oeste, o ipê em flor

 

São cem anos

De Presidente Prudente

Vamos cantar todos juntos, aí

É bom, viver aqui

É bom, viver aqui

É bom, viver aqui

 

 

 

 
Publicidade

Veja também