Músico prudentino divulga seu primeiro EP neste feriado

“Isso”, do baterista Gui Jianelli, traz músicas inéditas que refletem a sua jornada musical; faixas estão disponíveis em todas as plataformas digitais

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 01/05/2025
Horário 08:00
Foto: Fotos: Henrique Ferrari
Em pé da esquerda para direita: Samuel Lima (contrabaixo), Tales Nunes (saxofone), Thiago Braga (arranjos e guitarra), Gui Jianelli (composições, arranjos e bateria). Sentados da esquerda para direita: Bruno Tessele (engenheiro de áudio) e Marcel Altavini (teclado)
Em pé da esquerda para direita: Samuel Lima (contrabaixo), Tales Nunes (saxofone), Thiago Braga (arranjos e guitarra), Gui Jianelli (composições, arranjos e bateria). Sentados da esquerda para direita: Bruno Tessele (engenheiro de áudio) e Marcel Altavini (teclado)

O baterista prudentino, Gui Jianelli, conseguiu realizar seu sonho: a gravação do seu primeiro EP “Isso”, que a partir de hoje, estará disponível em todas as plataformas digitais.

Gui mora em São Paulo há dois anos e foi na capital que gravou o seu EP, no Táta Estúdio, que traz músicas inéditas que falam da sua jornada musical. Com influências afro-brasileiras, como samba, baião e vassi, além do jazz, o EP traz uma experiência auditiva única. 

De acordo com o músico, “Isso” inclui três composições autorais (“Sankofa”, “Samba para Odete” e “Avenida Jabaquara”), além de uma música do baterista Paulo Almeida (“Luz da Bruna”).

Gravação

Gui conta que os ensaios e a gravação foram realizados em 2024. “Em março do ano passado, após finalizar as composições e os arranjos, em parceira com Thiago Braga, realizamos nosso primeiro ensaio. O último foi na véspera da gravação, que foi em 1º de dezembro de 2024”.

Segundo o músico, foram cinco longos ensaios, pois como alguns integrantes desse projeto vinham de outras cidades, os encontros tinham que ser produtivos. “Entre definir os detalhes, testar timbres e tocar juntos, foram dias de muito som e de muito aprendizado”.

Como a gravação seria registrada em plano sequência, foi necessário que a equipe de filmagem ensaiasse com a banda, testando ângulos, lentes, iluminação e movimentos. Foram quatro ensaios. “No domingo, 1º de dezembro, dia da gravação, chegamos ao estúdio pela manhã, montamos os equipamentos e começamos a gravar. Gravamos dois takes de cada música, seguidos de um take de cada música na sequência. Ao ouvirmos os takes gravados, percebemos que o resultado estava incrível”, lembra Gui.

Entre janeiro e março deste ano, tiveram início os processos de mixagem e masterização com Bruno Tessele e participação de Gui Jianelli.

Realização e gratidão

A gravação desse EP, conforme Gui, é a realização de um sonho. “Sou músico, sou baterista, mas nunca tive um trabalho como compositor. Eu componho as melodias, a harmonia, o ritmo. O baterista às vezes ‘tá’ muito ligado só no ritmo e a composição é feita de harmonia, de ritmo, de melodia, então realizar esse primeiro trabalho estreando como compositor é uma realização pessoal muito grande”, descreve. 

“A GRAVAÇÃO DESSE EP É A REALIZAÇÃO DE UM SONHO, PORQUE SOU MÚSICO, SOU BATERISTA, MAS NUNCA TIVE UM TRABALHO COMO COMPOSITOR”
Gui Jianelli

E acrescenta que está “muito feliz de estar podendo dividir isso aí, soltar para o mundo essa ideia, essas criações que partiram de mim, que a gente vem exercitando e agora transformando isso em canção”.

Gui diz ainda ser muito grato a todos que colaboraram com a campanha de financiamento coletivo para a gravação do seu EP “Isso”. “Agradeço a todos os colaboradores e colaboradoras da campanha pela realização da gravação do EP, que tornaram meu sonho em realidade. Agradeço a minha família, aos meus pais, por sempre me apoiarem nessa minha jornada musical. Sem esquecer dos professores e professoras que contribuíram para me moldar e me torar quem eu sou hoje”.

O músico ressalta que “Isso” é sua caminhada musical. “Todos os músicos e equipe que fizeram parte desse projeto me acompanharam em algum momento da vida. O tecladista [Marcel Altavini], o guitarrista [Samuel Lima], o baixista [Thiago Braga] e eu, todos somos prudentinos. Só o baixista que vive em Prudente, o resto está aqui em São Paulo. Esses integrantes de Prudente, nós já tocamos juntos desde as primeiras bandas, os primeiros projetos, tocando na noite prudentina, nos eventos. Então é muito gratificante, pois cada um foi escolhido a dedo para estar nesse projeto”.

Ficha Técnica
Direção, produção, composições, arranjos e bateria: Gui Jianelli
Arranjos e guitarra: Thiago Braga
Saxofone: Tales Nunes
Contrabaixo: Samuel Lima
Teclado: Marcel Altavini
Captação, mixagem e masterização de áudio: Bruno Tessele
Identidade visual, capa, fotos, captação de vídeo e edição de vídeo: Henrique Ferrari
Compositor de “Luz de Bruna”: Paulo Almeida

Fotos: Henrique Ferrari

Gui mora em São Paulo há dois anos e foi na capital que gravou o seu EP, no Táta Estúdio



Encarte digital do EP “Isso”, de Gui Jianelli

 


 

Publicidade

Veja também